sábado, junho 09, 2012

VIAGEM A JOÃO PESSOA (E RECIFE E OLINDA)



Durante três dias desta semana estive em João Pessoa-PB (e outras cidades que não estavam a princípio no roteiro), para participar de um Congresso Nacional sobre o poeta Augusto dos Anjos. Porém, o Congresso abria comunicações (apresentações orais de 15 minutos, com entrega de artigo para publicação) para outros assuntos relacionados à literatura. Como meu estudo de mestrado envolve a tradução de "Vidas Secas" para as telas, resolvi escrever um artigo a respeito de outras adaptações da literatura brasileira dirigidas por Nelson Pereira dos Santos. No caso, os contos "O Alienista" e "Missa do Galo", ambos de Machado de Assis, que no cinema se tornariam, respectivamente, AZYLLO MUITO LOUCO (1971) e A MISSA DO GALO (1978). Quem acompanha o blog já deve ter lido escritos meus sobre esses dois filmes.

Minha companheira de viagem foi a amiga Sarah, que acabou tornando a viagem mais divertida, com ousadias, como deixar João Pessoa logo após a apresentação dela e partirmos para Recife. Apesar dos percalços e de enfrentarmos o terrível engarrafamento da cidade, conseguimos chegar ao apartamento de sua amiga, Ana Carla, onde fomos muito bem recebidos, com direito a um delicioso jantar (não esqueço mais do purê de batatas) e um passeio por Olinda, idealizado pelo marido de Ana Carla, Nyzar, gente fina demais. O passeio por Olinda foi muito bom. Só havia visitado a cidade uma vez. Tinha me esquecido o quanto é bela: um grande centro histórico, onde a arte e a cultura convivem com a boemia.

Depois de dormir feito uma pedra (as noites no ônibus não são exatamente confortáveis), de tomar um ótimo café da manhã e de um passeio rápido pela praia de Boa Viagem, nos despedimos de nossa simpática e acolhedora anfitriã e partimos para a rodoviária. Não foi fácil chegar lá, pois o metrô que nos levaria mais rapidamente até lá estava em greve. Depois de muito sufoco, conseguimos chegar a tempo de pegar o ônibus e de estar em cima da hora para a minha apresentação no Congresso de João Pessoa.

Apesar de não ter dado certo a utilização dos slides que havia preparado, até que correu tudo bem. Acho que aos poucos estou me livrando das ansiedades e preocupações que antecedem essas apresentações públicas. O que pra mim já é uma grande vitória, já que não nasci com o dom da oratória, mas com uma timidez que tanto me atrapalhou ao longo dos anos. Enfim, acabamos não tendo paciência para ver nenhuma palestra do Congresso sobre Augusto dos Anjos. Em outra cidade, a vontade de sair e conhecer novos ares supera ter que ouvir textos acadêmicos lidos pelos palestrantes.

Assim, deixo aqui meus agradecimentos às pessoas que fizeram dessa rápida viagem particularmente especial, como as já citadas Sarah, Ana Carla e Nyzar; Larissa (que, gentilmente, nos deu carona até Recife); e mais Carlos Augusto e Saulo, com quem conversamos um bom tempo depois das comunicações, quando também pudemos testemunhar uma manifestação de estudantes e professores contra a eleição de um reitor em plena greve. Enquanto isso, uma forte chuva caía sobre João Pessoa.

Confira algumas fotos da viagem AQUI.