quinta-feira, junho 21, 2012

SETE CURTAS



Não está sendo fácil este mês de junho. Até o blog ficou meio prejudicado por causa dos artigos de final de semestre no mestrado. Mas como ando vendo poucos filmes, acho que até julho eu consigo escrever a respeito do que está atrasado. Por isso, na falta de tempo para escrever um texto minimamente mais elaborado, vamos logo matando sete coelhos com uma só caixa d'água: seis curtas-metragens vistos no Cine Ceará e mais um curta do Nelson Pereira dos Santos que entra de gaiato na história.

O RIO DE MACHADO DE ASSIS

Este curta de Nelson Pereira dos Santos nem parece que foi feito logo após VIDAS SECAS (1963), tal o jeito um tanto amador. Mas não deixa de ter o seu valor e a narração de Paulo Mendes Campos dá a O RIO DE MACHADO DE ASSIS (1965) o ar de merecedor respeito ao nosso romancista maior. Só achei que a duração podia ser um pouco maior. Foi lançado como extra no DVD de AZYLLO MUITO LOUCO (1971).

HERÓI ILUMINADO 

Um curta institucional em animação feito por crianças e patrocinado pela COELCE, a companhia de eletricidade do Ceará, HERÓI ILUMINADO (CE, 2012) lida com o dia-a-dia dos trabalhadores que arriscam a vida em postes para que a eletricidade chegue aos nossos lares. A narração feita por uma criança e o ponto de vista infantil tornam o curta no mínimo simpático. Foi o filme que abriu o festival, antes da exibição de VIOLETA FOI PARA O CÉU, de Andrés Wood.

LAMBARI 

Certos curtas eu não tenho ideia de como é que passam para a mostra competitiva de tão ruins que são. Não sei se é bem o caso deste LAMBARI (MG, 2012), de Márcio Soares. Ou eu não entendi a história (o que é provável), ou trata-se mesmo de um curta problemático na construção narrativa, que envolve pai e filho em um rio e um elemento fantástico que surge.

REALEJO 

Um dos mais belos curtas do festival, REALEGO (SP, 2012, foto), de Marcus Vinicius Vasconcelos, é uma animação bem sofisticada que lida com uma coruja que decide o destino da vida dos habitantes de um planeta, até que um desses homens, cansado da opressão, procura mudar seu destino. O filme ainda brinca com o próprio cinema. Um trecho do curta pode ser conferido AQUI. No Cine Ceará, ganhou o prêmio de melhor roteiro. 

DIZEM QUE OS CÃES VEEM COISAS

Baseado no conto homônimo do escritor cearense Moreira Campos, DIZEM QUE OS CÃES VEEM COISAS (CE, 2012), de Guto Parente, até tem um visual interessante e começa bem, mas termina de maneira horrível. Não pela canção do Falcão, que é legal, mas pelo tom grotesco que preferiu adotar. Se a intenção foi criticar a burguesia, o resultado foi pífio.

A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA 

Mais conhecido como o filho do Fernando Meirelles, Quico Meirelles mostra que pode não ficar mais à sombra do pai, se continuar indo tão bem. A GALINHA QUE BURLOU O SISTEMA (SP, 2012) já até passou na mostra "É Tudo Verdade", em São Paulo. Mostra uma galinha que descobre o seu destino e tenta tomá-lo de volta para si. Pelas imagens que mostra e a narração inteligente, é um trabalho claramente anti-matança de animais. No Cine Ceará, ganhou o prêmio Aquisição Canal Brasil.

DIA ESTRELADO

Utilizando a técnica de stop motion, DIA ESTRELADO (PE, 2011), de Nara Normande, talvez peque um pouco pela duração – acima dos 15 minutos. Mas é um trabalho bonito e que se apoia em atmosfera. O filme já anda colecionando prêmios pelo país. No Cine Ceará ganhou o Prêmio da Crítica.