sexta-feira, maio 06, 2011

UM CÉU DE ESTRELAS



Mais um filme visto no "cineclube" do amigão Michel Simões. Trata-se da estreia na direção de longas de Tata Amaral. Lembro que UM CÉU DE ESTRELAS (1996) foi bem premiado e teve sucesso de crítica na época de sua exibição nos cinemas, mas que acabei deixando passar por algum motivo. Foi exibido em Fortaleza numa daquelas mirradas sessões do Cinema de Arte. Antes os horários disponíveis eram apenas três e bem inconvenientes. Mas em compensação, os filmes que passavam não eram comerciais como os de hoje em dia e tinha um público cativo e fiel.

Quanto a UM CÉU DE ESTRELAS, o filme não superou as minhas (altas) expectativas, mas é sem dúvida um filme intenso, com um excelente trabalho de movimentação de câmera num espaço pequeno – uma casa pobre de subúrbio. Na trama, sujeito (Paulo Vespúcio) volta para atazanar a vida de sua jovem ex-esposa ou companheira (Leona Cavalli). Sua visita não é apenas para tomar um cafezinho, mas para fazer inferno mesmo. Ao mesmo tempo, a mulher, talvez para se ver livre do sujeito, talvez por ainda sentir tesão, aceita fazer sexo com ele.

E as cenas de sexo estão entre os melhores momentos do filme, tanto por sua selvageria, quanto pelo baile da câmera aproximando-se do casal. Talvez o ponto fraco do filme esteja em sua conclusão, que culmina em tragédia, mas que não alcança a catarse pretendida. Suspeito que ver no cinema, na época da exibição, deve ter sido bem mais impactante. O filme foi baseado num romance de Fernando Bonassi e conta com Jean-Claude Bernadet entre os roteiristas.

Nenhum comentário: