terça-feira, janeiro 27, 2004

O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO (Le Déclin de l'empire américain)



No último domingo o amigo Zezão trouxe pra gente ver dois vídeos enquanto copiávamos uns cd's no pc: O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO e BUENA VISTA SOCIAL CLUB. Estava mesmo bem interessado em conferir o filme do Denys Arcand e aproveitei a oportunidade.

Quem viu e gostou de AS INVASÕES BÁRBARAS certamente vai querer ver esse filme que introduziu os personagens. Os dois filmes são bem parecidos, tem o humor peculiar de Arcand, as discussões acerca de política, sexo, relacionamentos, mas o segundo filme é mais dramático (claro, né?, já que trata da morte de um dos personagens). Esse primeiro filme é mais bem humorado.

Eu curto bastante a idéia de atores interpretarem os mesmos personagens em filmes diferentes e em intervalos de tempo relativamente longos (vide a minha paixão pelos filmes de Truffaut do ciclo Antoine Doinel).

Em O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO (1986), quatro professores universitários se juntam para preparar o jantar e conversar, enquanto as mulheres aguardam fazendo ginástica numa academia. No começo o filme faz uma distinção dos dois tipos de conversa, a dos homens e a das mulheres, mas sem agir com preconceito com nenhum personagem e sem querer julgar os seus atos. À medida que os personagens vão conversando fica-se sabendo um pouco mais do passado seja pelas conversas seja por cenas enxertadas. Os papos-cabeça são dos mais agradáveis.

Tenho impressão que em AS INVASÕES BÁRBARAS o tema das ideologias políticas é mais comentado. Deu até vontade de rever o Invasões por causa dos personagens, que conquistam os espectadores, e rever o destino de cada um deles. Todos eles tem características diferentes: tem o casado e galinha (Remy), o homossexual (Claude), o coroa solteirão e que namora meninas mais jovens (Pierre) e o rapaz jovem e solteiro (Alain). Entre as personagens femininas o destaque é mesmo Diane, a tarada por sexo selvagem.

Uma das melhores cenas é uma em que Pierre vai a uma casa de massagens e recebe uma masturbação de uma das atendentes da casa. Seria normal se a moça não fosse tão culta e estivesse falando de História enquanto executava o ato. A impressão que a gente tem é que no Canadá todo mundo é culto - até as prostitutas. Hehehe. Pior é que Pierre ficava ainda mais excitado ao ouvir a mulher falando. Hehehe.

Só agora percebi que alguns dos nomes dos personagens são os mesmo nomes dos atores: Rémy (Remy Girard), Pierre (Pierre Curzi) e Dominique (Dominique Michel). Por que será?

Lá em São Paulo, o Declínio.. foi relançado em cópia nova e masterizada por ocasião do sucesso de Invasões... Será que vai passar nos cinemas daqui também?

Nenhum comentário: