quarta-feira, novembro 26, 2003

ABEL FERRARA EM DOIS FILMES



Vi poucos filmes do Abel Ferrara. Mas vontade não falta de ver todos os seus trabalhos. Um que eu tenho especial vontade de ver é SEDUÇÃO E VINGANÇA (1981) sobre jovem muda que é estuprada e parte pra vingança. Também quero rever um dia aquele filme que ele fez com a Madonna e o Keitel.

Comento a seguir rapidamente dois filmes que vi recentemente desse americano cheirador de coca (essa foi pesada, hein?).

O REI DE NOVA YORK (King of New York)

Comprei o dvd desse filme por 5 pilas numa banca de revista. Uma pechincha, já que a qualidade tá boa e em wide. Confesso que eu julguei mal Christopher Walken, falei que o cara era canastrão, mas isso foi por desconhecimento de causa. Eu ainda não tinha visto esse filme de 1990 em que Walken é um chefão do crime que não tá nem aí. Ele mata os inimigos, paga fiança dos bandidos amigos, mata traficantes pra ficar com o negócio (mais ou menos como acontece em CIDADE DE DEUS). A melhor performance dele que eu já vi. O filme tem um elenco notável: além de Walken, David Caruso, Wesley Snipes, Laurence Fishburne e Steve Buscemi. O final é bem violento. Um filme macho. Definitivamente.

Infelizmente já está com alguns dias que eu vi o filme e minha memória não é lá grande coisa. Mas é coisa fina, isso eu sei.

O GLADIADOR (The Gladiator)

Lembram do Ken Wahl que nos anos 80 fez aquela série O HOMEM DA MÁFIA?? Aquela que passava na Globo depois do Fantástico?? (Tô ficando velho, mesmo. Hehhee). Pois bem. Ele é o protagonista desse filme bem anos 80 feito para a tv pelo Ferrara. O GLADIADOR não tem muitas características de um filme do Ferrara - seja lá o que isso significa -, mas é diversão competente. Quem gosta de DESEJO DE MATAR, deve curtir esse filme também.

Na história, Ken Wahl é um cara que é vítima de um motorista assassino. Ele sobrevive ao incidente, mas o seu irmão mais novo morre. Ele decide, então, punir as pessoas que não se comportam bem no trânsito, dirigem bêbadas etc, e pássa a se autointitular "o gladiador". Ele transforma a sua picape numa máquina de dar e levar porrada. Enquanto isso, o motorista assassino continua atacando.

No elenco, Nancy Allen, ex-esposa do Brian DePalma, com aquele visual anos 80, no papel de radialista.

Um bom texto sobre as obsessões de Ferrara aqui.

Nenhum comentário: