segunda-feira, junho 16, 2003

O HOMEM SEM PASSADO E OUTROS FILMES

O final de semana foi até bom. Na sexta-feira fui pra um show de uma banda de garotas chamada AS SENHORITAS com os amigos do curso de inglês Ernando e Ilano. A banda é de Campina Grande e elas são especializadas em pop rock cantado por mulheres (Cranberries, Alanis Morrissete, Garbage, Kid Abelha etc.). Faltou Breeders, Elastica e L7. O show foi bom, mas faltou mais entusiasmo tanto da banda quanto da platéia, minguada e bem estranha.

No sábado foi dia de ver O HOMEM QUE COPIAVA à tardinha, filme que eu já comentei no blog e que recomendo pra todo mundo.

Seguem a seguir os comentários dos outros filmes que vi no fim de semana:

O HOMEM SEM PASSADO (Mies vailla menneisyyttä)

Filme do diretor finlandês Aki Kaurismäki, que esteve no ano passado na Mostra Internacional de São Paulo divulgando seus filmes, especialmente os da série Cowboys de Leningrado. O humor dele é bastante esquisito. Tanto é que poucas pessoas no cinema riam com as situações. Pelo contrário, várias pessoas saíram do cinema xingando o filme.

No filme, o protagonista é um sujeito que é espancado e perde a memória. As pessoas de uma comunidade pobre da Finlândia passam a ajudá-lo a recuperar a saúde e até lhe dão uma vida nova, arranjando-lhe moradia e emprego.

Eu achei o filme mais interessante do que realmente bom. Ele é bem diferente, há um tom de indecisão entre a comédia e o drama, mas eu costumo gostar de filmes assim. Até lembrei de OS EXCÊNTRICOS TENEBAUMS, de Wes Anderson, com aquelas pessoas com expressão séria demais. Gostei das tomadas da paisagem sombria da Finlândia e das caracterizações dos personagens.

Vi agora no IMDB que o diretor do filme está no projeto TEN MINUTES OLDER: THE TRUMPET, que reúne curtas-metragens de diretores consagrados de várias partes do mundo como Chen Kaige, Victor Erice, Werner Herzog, Jim Jarmush, Spike Lee e Wim Wenders. Não sei o que há de comum entre os curtas. Se alguém souber, tell me.

UMA NOITE COM SABRINA LOVE (Una Noche con Sabrina Love)

Dos filmes vistos na telinha, o melhor deles foi UMA NOITE COM SABRINA LOVE, produção argentina que milagrosamente passou no SBT numa noite de sábado. Ele tinha recebido cotação 4 estrelas pelo Inácio Araújo na Folha de S. Paulo, fiquei curioso e gravei. O diretor é Alejandro Agresti. Nunca tinha visto nada dele. Mas o elenco tem nomes conhecidos: Tomás Fonzi (NOVE RAINHAS, KAMCHATKA) é o garoto que ganha num sorteio o prêmio de passar uma noite com Sabrina Love (Cecília Roth de KAMCHATKA e TUDO SOBRE MINHA MÃE), uma famosa atriz pornô. Também no elenco, a veterana Norma Aleandro (O FILHO DA NOIVA, CORAÇÃO ILUMINADO).

O filme além de divertido, mostra o momento inicial da sexualidade masculina. Cecilia Roth está muito bonita e sensual como a atriz pornô e a cena de sexo entre os dois ficou muito boa, ainda que pouco apelativa.

Não sei se o filme está disponível em vídeo mas, mesmo assim, recomendo bastante. Fiquei até com vontade de ver KAMCHATKA, outra produção argentina que está em cartaz aqui na cidade e já elogiada pelo Thomaz.

O MENSAGEIRO (The Postman)

Esse filme de 1997 do Kevin Costner eu tive de assistir "em fascículos" por ser bem grandinho. Hehehe.. Já fazia algum tempo que o Santiago tinha me emprestado o DVD e só recentemente assisti. Mostra que Kevin Costner gosta de filmes grandes, com belas paisagens áridas dos EUA e com duração longa - vide DANÇA COM LOBOS (1990) e WATERWORLD (1995). Vi agora no IMDB que ele finalizou OPEN RANGE, outro filme dele na direção, um western. Até que ele fica bem de cowboy. O MENSAGEIRO é quase um western. Só que um western numa América pós-apocalíptica. Uma coisa que o filme nos faz ver é o quanto nós precisamos de comunicação. Principalmente agora, na era da internet, em que costumamos escrever mais e mais cartas. Imagina se tiram isso da gente.

A BRUMA ASSASSINA (The Fog)

Um dos filmes fracos de John Carpenter. É uma bagunça só. E eu achando que era um dos melhores. Que decepção. A trama é confusa, o terror não assusta, os diálogos são ruins. A história trata de uma névoa que se aproxima da cidade e vai deixando misteriosamente pessoas mortas. O curioso é que no filme estão Janet Leigh (PSICOSE) e Jamie Lee Curtis (HALLOWEEN) - mãe e filha, juntas e representativas de duas épocas diferentes do gênero "filme de psicopata". Também no elenco Adriene Barbeau (DOIS OLHOS SATÂNICOS). Pra quem quer ver Carpenter errando a mão. Gravado do Telecine pelo Renato.