domingo, junho 15, 2003

O HOMEM QUE COPIAVA



A vida que a gente leva às vezes é tão besta que precisamos sempre de uma fuga, seja através da arte, seja através de fantasiar situações ou mesmo de tentar mudá-las. E mesmo quando a vida é boa e agradável, há o fator tempo para nos dizer que isso vai durar pouco. Shakespeare vivia sendo perseguido pelo pensamento de que o tempo iria lhe tomar a sua vida, a sua juventude, o seu amor, a beleza de sua amada. Ele tentava através dos seus sonetos e peças vencer o tempo, se tornar imortal.

Shakespeare é citado em O HOMEM QUE COPIAVA, nova pérola de Jorge Furtado. Nele, Furtado mostra um dos sonetos do bardo inglês obcecado pelo tempo e pelo morte. E esse trecho aparece num dos momentos mais belos do filme. A fuga que eu falei lá em cima, eu explico: eu quando criança costumava fantasiar momentos fictícios ao lado da menina por quem eu estava apaixonado. E eu imaginava estar com ela, andando de mãos dadas à noite, mas de repente eu perdia o controle da minha fantasia. A história criava vida própria e o meu medo aparecia na forma de um ladrão ou de um assassino que aparecia pra estragar a fantasia. No filme de Furtado, ele cria uma fantasia, com a grande vantagem de que todos os medos, todos os empecilhos que atrapalham e perturbam nosso herói podem ser driblados. E não tem lugar nem mesmo pra culpa cristã. Que maravilha. Não tem como não sair do cinema com um sorriso no rosto.

A história, acho que todo mundo já sabe: André (Lázaro Ramos) é operador de fotocopiadora que ganha uma miséria e é apaixonado por uma menina (Leandra Leal). Ele procura meios de conquistá-la, apesar da pouca grana que sempre lhe é um problema. Entre um desses meios pouco aconselháveis está a falsificação de dinheiro. Também no elenco pra embelezar e fazer rir estão, respectivamente, Luana Piovani (ela é tão gostosa que dá raiva) e Pedro Cardoso.

O HOMEM QUE COPIAVA é engraçado, inteligente, emocionante e tem elementos de suspense inspirados, inclusive, em JANELA INDISCRETA, de Hitchcock. As características do Jorge Furtado que a gente conhecia dos curtas ILHA DAS FLORES e O SANDUÍCHE estão mais explícitas do que no filme anterior dele (HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES). Mas do filme anterior está o amor que não se importa em ultrapassar as barreiras. Se no primeiro filme o garoto, mesmo sendo enganado pela mulher sacana, continua tentando ficar com ela; neste, o obstáculo é a falta de grana que, graças ao deus Furtado, é problema que pode ser solucionado. E que solução.

Nenhum comentário: