quinta-feira, março 13, 2003

TSUI HARK



Ultimamente ando me interessando mais por cinema e cultura asiática. Depois de ter adorado o anime LAPUTA: O CASTELO NAS NUVENS do japonês Miyazake, de ter chorado com o chinês TEMPOS DE VIVER, de Zhang Yimou, de ter ficado impressionado com o coreano MENTIRAS, filme de s&m de Sun-Woo Jung e de ter ficado fã das piruetas de Jackie Chan, meu interesse aumentou ainda mais. Sem falar que conhecendo os amigos Renato Doho e Leandro "Ichi the Killer" a gente aprende muito mais. Mas tudo isso é pra comentar de dois filmes de Tsui Hark que eu vi recentemente. Eis os comentários:

O TEMPO E A MARÉ (Seunlau Ngaklau / Time and Tide)

Taí um filme impressionante. As fotografias nítidas e bonitas, os vôos de câmera de Hark, a simpatia dos personagens de Nicholas Tse, Wu Bai e das meninas do filme e cenas de ação de primeira fazem de O TEMPO E A MARÉ um marco nos filmes de ação vindos lá de Hong Kong. Uma pena eu ter me enrolado pra entender a história intrincada. É ai que eu fico imaginando se o problema foi comigo, que fui burro demais e deixei escapar detalhes importantes para a compreensão da história, ou alguma deficiência da edição do filme ou do roteiro. Mas, independente disso, as imagens falam mais forte. Tsui Hark tem mesmo é que ficar lá no oriente, em vez de ficar passando vergonha dirigindo filmes do Van Damme (IMPACTO FULMINANTE e A COLÔNIA). Destaque para a cena em que uma das mulheres, prestes a dar à luz, vai parar no meio de um tiroteio.

A história é mais ou menos assim, tirada do site ASIA-CINEDIE :
Tyler (Tse), trabalha no balcão de um bar, onde conhece Ma Hoi-ming (Tsui), uma jovem que acaba de discutir com a namorada. Os dois acabam por embarcar num lamentável e infantil concurso alcoólico e terminam a noite juntos, acordando de manhã com sérios problemas de memória. Tyler (ou Kwow-ching), entretanto, começa a trabalhar numa empresa de segurança não licenciada, chefiada pelo “Tio” Ji (Wong). Um dos seus serviços é assegurar a segurança de Hong, um milionário que gere actividades não inteiramente claras. Uma das filhas de Hong, Hui (Lo), saiu de casa e casou com "Jack" (Wu), actualmente a trabalhar como talhante, sem a aprovação do pai. Um grupo de criminosos vindo da América do Sul, procura cobrar uma divida a Jack, propondo-lhe, em alternativa, um “serviço”.

Pena que o DVD brasileiro vem em tela cheia e sem nada de extras, além do trailer.

GUERREIROS À PROVA DE BALAS (Wong Fei-Hung / Once upon a time in China)

Se a história de O TEMPO E A MARÉ me deu um nó na cabeça, a de GUERREIROS À PROVA DE BALAS é uma beleza de clareza. E olha que eu assisti gravado da televisão (Record) e, dizem, está com cortes de 40 minutos! Tem nada não. Um dia eu vejo a versão integral em DVD e em widescreen decente. Mas deu pra perceber a beleza do filme. Na história, Jet Li é um mestre de kung fu que lidera uma escola de artes marciais e, ao mesmo tempo, oferece os serviços de segurança para uma cidade, na China do final do século 19. Jet Li tem que enfrentar as gangues rivais, um cara que quer ser o melhor mestre do kung fu e os ocidentais (americanos e ingleses) que querem dominar a China. Ótimas cenas de lutas usando cabos.

Estou com outro filme emprestado com produção de Tsui Hark chamado MÁSCARA NEGRA, lançado em DVD de banca. Comento quando o ver.

Nenhum comentário: