segunda-feira, março 10, 2003

MAIS DOIS OSCARIZÁVEIS

Tive um final de semana bem chato. Pra completar o estrago meu computador quebrou ontem. Deu pra ver dois filmes no cinema dos filmes indicados ao Oscar. O PIANISTA adorei. CHICAGO quase me fez dormir. Seguem os comentários.

O PIANISTA (The Pianist)

Polanski continua fazendo ótimos filmes. E esse pode agradar a muito mais gente do que o anterior dele (O ÚLTIMO PORTAL). É mais um filme sobre o holocausto, a 2a Guerra Mundial, o sofrimento dos judeus. Adrien Brody é o pianista do título, um judeu polonês que toca piano divinamente bem. Até que começam as perseguições aos poloneses e aos judeus pelos nazistas. Acredito que seja necessário muitos filmes sobre o assunto para que a gente se lembre que esse absurdo realmente aconteceu. É quase inacreditável. No início, os judeus não podiam arranjar emprego, entrar em restaurantes e nem passear nas praças. Depois os proibiram de andar até pela calçada. Depois, trabalho forçado em campos de concentração e morte em câmeras de gás ou tiros na cabeça. E tudo isso por que ? Por que são judeus. Mas ainda acredito que toda essa raiva de Hitler para com o povo judeu tem uma explicação ainda oculta. Não pode ser apenas por razões econômicas. E é foda ter que sobreviver catando comida em casas em ruínas. Outra coisa interessante: quando começam os créditos finais do filme, as pessoas não arredam o pé da sala até o último instante, para ouvir o belo solo de piano. Maravilha a trilha sonora com Chopin, Beethoven, Bach e outros. Excelente.

CHICAGO

Nunca bocejei tanto no cinema. Não que eu me lembre. Acho que é porque eu não tenho paciência para esses musicais à moda antiga. Só pra se ter uma idéia meus filmes musicais favoritos são: TODOS DIZEM EU TE AMO (onde atores cantam desafinado), HEDWIG AND THE ANGRY INCH (rock and roll!!!!!) e MOULIN ROUGE (filme que inova o musical). O musical tradicional geralmente não me agrada ou, na melhor das hipóteses, gosto de alguns números de CANTANDO NA CHUVA e A NOVIÇA REBELDE. A melhor coisa do fime é a beleza de Catherine Zeta-Jones exibindo o rosto lindo e as pernas maravilhosas. Mas os personagens são odiosos. A Renee Zellweger está bem feinha. Richard Gere está bem, levando em consideração que o sujeito é muito tímido e, mesmo assim, topou fazer musical. Mas o filme não é ruim, é bem realizado, tem coreografias boas, tem "All that jazz" do Bob Fosse, mas, mesmo assim, com menos de uma hora de filme, eu estava olhando pro relógio. Resta saber se o problema era com o filme ou comigo mesmo. Mas na dúvida, melhor deixar esse tipo de filme pro Rubens Ewald ver.

Agora que vi os cinco filmes da categoria melhor filme do Oscar, vai o meu ranking na ordem de favoritos:

1. GANGS DE NOVA YORK
2. O PIANISTA
3. O SENHOR DOS ANÉIS: AS DUAS TORRES
4. AS HORAS
5. CHICAGO.

Nenhum comentário: