quinta-feira, setembro 05, 2002

OS MEUS DISCOS FAVORITOS DA DÉCADA DE 90

Essa foi uma relação que eu fiz em abril desse ano e algumas pessoas até já conhecem. Resolvi colocar aqui no blog. Assim dá pras pessoas conhecerem melhor o meu gosto musical.

Internacionais



1. MELON COLIE AND THE INFINITE SADNESS - Smashing Pumpkins
O auge da criatividade de Billy Corgan. Comparo esse disco ao Älbum Branco dos Beatles: ambos são discos duplos, ambos tem canções totalmente diferentes entre si, ambos tem uma faixa final de boa noite. Uma preciosidade.

2. NEVERMIND - Nirvana
O disco mais importante da década. Um acontecimento que abalou as estruturas da indústria de entretenimento e causou a morte de uma pessoa muito sensível.

3. MONDO BIZARRO - Ramones
Não existe banda mais representativa para o rock do que os Ramones. Esse disco é fantástico. Redondinho, simples, inteligente e carregado do melhor espírito punk.

4. THE AEROPLANE FLIES HIGH - Smashing Pumpkins
É até sacanagem eu por isso aqui, já que não é um álbum, é uma caixa de singles e lados B. Mas as sobras da criatividade de Mellon Collie... ficou tão bom quanto o álbum duplo. Poucos tiveram o prazer de ouvir essa maravilha.

5. METALLICA - Metallica
Até parece ontem quando eu ouvi a primeira faixa do disco preto do Metallica. Um amigo meu chegou com uma fitinha cassete gravada do CD e botou "Don't Tread On Me" pra tocar. Não deu pra dizer outra coisa a não ser "puta que pariu!!!".

6. ACHTUNG, BABY - U2
Exemplo de disco a frente do seu tempo. Esse disco do U2 causou estranheza quando foi lançado, mas com o tempo, provou ser o melhor trabalho do grupo. O que não é pouco.

7. BLOODSUGARSEXMAGIK - Red Hot Chilli Peppers
Disco pra pular alto e bater a cabeça no teto. Muito funk, rock, letras sacanas e swing. E ainda tem baladas belíssimas, a cargo de John Frusciante, o guitarrista junkie.

8. OK COMPUTER - Radiohead
Até hoje estou pra entender completamente esse disco, mas esse é o charme dele: ser enigmático. Mas dá pra entender pelo coração.

9. BRICKS ARE HEAVY - L7
Eu sou doido por grupos de mulheres. Gosto dos Cramberries, Elastica, Breeders, Garbage, Portishead. Esse disco é uma porradaria só. Alguém lembra de "Shitlist" tocando num bar no filme ASSASSINOS POR NATUREZA?

10. VAUXHALL AND I - Morrissey
Entre os melhores discos do Morrissey, na dúvida entre o peso de "Your Arsenal" e o progressivo de "Southpaw Grammar", fiquei com o intimismo desse disco. Discão deprê, mas discão.

11. IN UTERO - Nirvana
Nesse disco parece que o espírito de Augusto dos Anjos se apossou de Kurt Cobain. Disco que cheira a angústia e morte. Cobain tava mal pra cacete e o disco causa um certo mal estar.

12. VERSION 2.0 - Garbage
O segundo disco do Garbage é do tipo chiclete. Quando se começa a ouvir, não pára mais. Muita porradaria, guitarras, eletrônica e três baladonas de arrasar.

13. ELASTICA - Elastica
Um desgraçado me roubou esse disco e eu nunca consegui adquiri-lo de novo. Gostoso como chocolate. Deixe tocando numa festa e fique tranquilo...

14. DUMMY - Portishead
A obra-prima que o trip-hop produziu. Pelo menos, até onde eu conheci. Deprê mas com estilo. Cada faixa melhor que a outra.

16. FASHION NUGGET - Cake
O disco que tem a cover de "I Will Survive". Excelente. As letras da banda são doidera e aquele clima de mariachis é muito bom.

17. DIRTY - Sonic Youth
Microfonia, barulho e melodias pegajosas num discão. "Youth Against Fascism" é dessas canções que despertam raiva na gente. Dá vontade de brigar com o primeiro que aparecer na frente..hehhe..

18. WHAT'S THE STORY(MORNING GLORY)? - Oasis
"O" disco do Oasis. Sem esse disco, a banda não seria o que é hoje. Aliás, a banda não é mais tão boa quanto era nesse disco. Uma barulheira dos diabos.

19. THE REAL THING - Faith No More
O disco que eu mais ouvi na minha vida. Lembro de um acampamento que eu fiz. A turma colocava esse disco pra tocar de duas em duas horas..hehehe. Depois a banda fez outro discão (ANGEL DUST), mas aí já é outra história...

20. ZOOROPA - U2
A continuação de Achtung Baby é quase tão bom quanto o anterior.

Nacionais




1. A TEMPESTADE - Legião Urbana
Renato Russo sabia que ia morrer e deu tudo de si pra que nós tivéssemos o privilégio de ouvir essa pérola. Disco de fazer chorar. Renato abandona as metáforas e apresenta a realidade nua e crua.

2. V - Legião Urbana
O disco da Legião que tem a melhor música da banda: "Vento no Litoral". E não é só isso...

3. O DESCOBRIMENTO DO BRASIL - Legião Urbana
Disco sofisticado, triste, mas ainda com a força dos primeiros discos da banda. Nesse disco, Renato Russo está cada vez melhor como cantor e os arranjos estão mais complexos.

4. RAPPA-MUNDI - O Rappa
Redondinho, o disco que botou o Rappa no primeiro escalão do rock brasileiro. Pena que veio um idiota e acabou com a alegria de Marcelo Yuka.

5. LOS HERMANOS - Los Hermanos
Punk hardcore + Música latina + Romantismo à Altemar Dutra + ska. A grande banda da atualidade.

6. DA LAMA AO CAOS - Chico Sciense & Nação Zumbi
Primeiro disco do sujeito que botou Recife no mapa da música pop brasileira. Chico morreu no auge da criatividade. Impossível dizer até onde ele iria.

7. RAIMUNDOS - Raimundos
Lembro da primeira vez que ouvi esse troço. Era fim do show do Chico Sciense na barraca Biruta e eu sentado no meio-fio ouvi "na-na-na o diabo", seguido de uma zoadeira de guitarra e um vocal que mal dava pra ouvir. Nunca até hoje se fez um disco com tanta putaria..hehehhe

8. O PIERRÔ DO BRASIL - Marina Lima
"Sim, eu resolvi me ausentar para ocultar a minha dor" canta Marina, depois de voltar de um período em que perdeu a voz por causa da angústia. Discão, discão...

9. LADO B/LADO A - O Rappa
Disco mais arriscado do Rappa, mas que curiosamente acabou trazendo mais hits do que o anterior. Dele veio "Me Deixa", "A Minha Alma" e "O que sobrou do céu", que também renderam clipes que viraram obras-primas. De arrepiar...

10. USUÁRIO - Planet Hemp
Dá pra sentir cheiro de maconha ouvindo esse disco. A música é muito boa, a fusão de rap com rock que eles fizeram, nem os americanos do Cypress Hill e Rage Against the Machine conseguiram fazer tão bem. E os caras são uns irresponsáveis..hehehe

11. TELEVISÃO DE CACHORRO - Pato Fu
Pop rock gostoso que ainda tem faixas de Gilberto Gil, Renato Russo e Maskavo Roots. Bom demais.

12. PARTY UP - Toyshop
Um disco pra se fazer festa. Punk rock melódico com a belíssima Natasha mandando ver.

13. O CHAMADO - Marina Lima
Outra belezura depressiva de Marina Lima. Destaque para o encarte com algumas frases belíssimas. Continua a feliz parceria com o poeta, filósofo e irmão Antônio Cícero.

14. MAIS - Marisa Monte
O disco mais pop-rock de Marisa, mas que tem a canção mais bela e mais mpb cantada pela moça: "Rosa", do Pixinguinha.

15. A VIDA É DOCE - Lobão
Lobão volta de um coma de 15 dias e vomita o primeiro disco sóbrio da sua carreira. Surpreendente.

16. THE HIPS OF TRADITION - Tom Zé
O famoso disco de Tom Zé produzido pelo David Byrne. Tem gente que só ouve heavy metal e é fã desse disco do velhinho com jeitão de menino. Vai entender...

17. VERDE, AMARELO, COR-DE-ROSA E CARVÃO - Marisa Monte
O maior sucesso de Marisa Monte. Bem produzido pra caramba e ainda traz canções do tipo enterradas pela contra-cultura.

18. GOL DE QUEM? - Pato Fu
Loucura. É nesse disco que tem a bela "Sobre o Tempo" e a versão amalucada de "A Volta do Boêmio" de Nelson Gonçalves.

19. STRESS, DEPRESSÃO E SÍNDROME DE PÂNICO - Autoramas
Bem que essa banda merecia mais consideração pela mídia. Ótimo disco. Eles já tão lançando outro.

20. ATRÁS DOS OLHOS - Capital Inicial
O retorno de Dinho e o disco que precedeu um dos melhores acústicos já feitos pela MTV brasileira.

Nenhum comentário: