quinta-feira, janeiro 10, 2013

TINY FURNITURE



Quem gostou da série GIRLS, que teve sua primeira temporada no ano passado e que já estará de volta no próximo dia 13 de janeiro, provavelmente deve se interessar por este filme, que é uma espécie de embrião do que seria a série. Em TINY FURNITURE (2010), Lena Dunham também dirige, escreve e protagoniza, e há muitas relações com a série, deixando a impressão de que seu trabalho tem muito de autobiográfico. A questão de morar ou não na casa dos pais, a dificuldade de se estabelecer num emprego normal, a tendência a namorar cafajestes e de ser descartada depois do sexo, tudo isso está presente neste seu longa-metragem.

Há também a presença da bela Jemima Kirke, do elenco fixo de GIRLS, e que faz mais ou menos o mesmo papel neste longa. Ela é a amiga descolada, que se veste elegantemente e que acha que as coisas na vida são fáceis. Quando Aura (a personagem de Lena) pergunta para ela o que deve fazer em seu encontro com o chef de cozinha, ela apenas diz para relaxar e pegar no pau dele.

Uma coisa que é vista com mais generosidade no longa é a forma como ela retrata a mãe. Na série, tanto o pai quanto a mãe da personagem querem mesmo se livrar dela. Em TINY FURNITURE, há um belo diálogo, que eu considero um dos pontos altos do filme, entre ela e a mãe, quando as duas conversam sobre afetos e experiências.

Outro rosto conhecido de GIRLS é o de Alex Karpovsky, que é outro homem que só quer se aproveitar de Aura, sem lhe dar nada em troca. Curiosamente, a gente fica às vezes com raiva da personagem, por ela só fazer besteiras e se comportar de maneira idiota em algumas ocasiões, mas essa é a maneira de Lena construir o seu alter-ego, sem enfeitá-la para parecer mais bonita, elegante ou sábia. Afinal, isso faz parte da personagem.

Embora o filme seja bem irregular, ele termina bem, com uma delicadeza que antecipa o que Lena Dunham faria na televisão, em seus ótimos episódios de GIRLS. Ver o filme depois de ter visto a série (ou vice-versa) passa a sensação de que estamos mais íntimos dessa jovem atriz, diretora e roteirista.

Nenhum comentário: