segunda-feira, julho 23, 2012

MARTHA MARCY MAY MARLENE



Eis um filme que é difícil de classificar. Agrada tanto àqueles que curtem um bom drama quanto aos fãs do cinema de horror. MARTHA MARCY MAY MARLENE (2011), do estreante Sean Darkin, prende a atenção do início ao fim, com seus silêncios, seu andamento lento e hipnotizante, sua narrativa cujos vaivéns no tempo ajudam a tornar a história da perturbada jovem Martha (Elizabeth Olsen) cada vez mais instigante. Isso porque queremos encontrar respostas para o que a traumatizou a ponto de ela fugir de uma estranha comunidade. O filme já começa com sua fuga através de um bosque.

Sua irmã Lucy (Sarah Paulson) recebe a ligação de Martha, que ficou afastada e desaparecida por dois anos. E quer saber o que aconteceu com ela. Nós, espectadores, porém, somos mais privilegiados, ao recebermos em doses homeopáticas, através de flashbacks, cenas do passado de Martha naquela comunidade, uma espécie de seita na qual os homens ditavam as regras e faziam uma espécie de lavagem cerebral nas mulheres. Um lugar em que meninas sem rumo encontravam abrigo, mas pagavam um preço alto por isso.

O grande barato de MARTHA MARCY MAY MARLENE é a expectativa de que algo muito ruim está para acontecer (ou que aconteceu e estamos prestes a ver). O comportamento de Martha, já habituada com a convivência na seita, é cada vez mais estranho para o casal que a abriga. Tudo isso e mais uma série de pequenas coisas que vão se acumulando e nos deixando cada vez mais inquietos e tensos faz da experiência de ver o filme algo sem igual.

Elizabeth Olsen tem todo o jeito de que fará muito sucesso nos próximos anos. Se esse filme, por ser independente e talvez considerado difícil para ser lançado nos cinemas brasileiros, não chegou por aqui, a bela moça está aí com pelo menos uns sete filmes na agulha, prontos ou em fase de finalização ou preparação para serem lançados. Seja no cinema indie, seja no mainstream.

Sean Darkin, o diretor de MARTHA MARCY MAY MARLENE, foi escolhido para dirigir JANIS, o filme sobre Janis Joplin, que por enquanto só tem de definido no elenco a atriz que fará o papel da cantora.

P.S.: No Blog de Cinema do Diário do Nordeste tem texto sobre o caso do trailer de CAÇA AOS GÂNGSTERES, retirado pela Warner, e a repercussão da tragédia ocorrida em Denver. AQUI.