terça-feira, março 08, 2005

LADRÃO DE DIAMANTES (After the Sunset)

 

Filmes de roubos inteligentes geralmente não me atraem tanto. Até o filmes dos onze/doze homens de Soderbergh não me dizem nada, ainda que o segundo tenha as suas qualidades. É que prefiro os filmes de assalto a banco, mais pesados e violentos, como PARCEIROS DO CRIME, de Roger Avary, ou UM DIA DE CÃO, de Sidney Lumet. Desses de roubos inteligentes, o meu preferido continua sendo UMA SAÍDA DE MESTRE, de F. Gary Gray, mais por suas qualidades fílmicas do que pela "genialidade" do roubo. 

LADRÃO DE DIAMANTES (2004), de Brett Ratner, seria o típico filme desse subgênero leve, que gosta de zombar dos menos inteligentes e elogiar a inteligência e o crime pacífico e sem armas. Seria, se não tivesse entre seus subtemas a vontade da mulher de encontrar a paz e o sossego, em oposição à vontade do homem de continuar a "guerrear". 

Aqui, temos a história do ladrão de diamantes Pierce Brosnan (sempre interpretando o mesmo personagem) que após o roubo de um valioso diamante, parte para uma suposta aposentadoria num ilha do Caribe, com sua bela namorada (Salma Hayek). Isso, depois de ter humilhado o agente do FBI vivido por Woody Harrelson. 

Não sei se por culpa do filme ou de uma gripe que estava começando a me pegar, mas ver esse filme não foi das melhores experiências, já que eu estava me esforçando para não dormir. Como o filme é muito leve, acabamos não ligando muito para os personagens. Até mesmo a porção "comédia matrimonial" do filme, que poderia me despertar maior interesse, acabou não me envolvendo o bastante. E olha que a musa do filme é a supersexy Salma Hayek. Outro problema é que o diretor, o medíocre Brett Ratner, nem sequer teve a boa vontade de nos presentear com uma cena de nudez de Salma. Os melhores momentos do filme são aqueles que privilegiam as belezas naturais de seu corpo e da ilha paradisíaca, valorizados pela bela fotografia de Dante Spinotti. 

P.S.: Por falar em ilha, empolgante mesmo foi a estréia ontem de LOST, a nova série de J.J.Abrams, sobre sobreviventes de um desastre aéreo que caem numa ilha deserta. Pena que eu não tenho o canal AXN no meu pacote pra ficar acompanhando toda semana. Vou ter que esperar a Sony reprisar ou então esperar o lançamento da caixa com a primeira temporada. 

P.P.S.: As salas do Shopping Benfica, que agora são três, me surpreenderam com sua qualidade. Da última vez que fui ver um filme lá (EU, ROBô), a projeção estava péssima, e o ar condicionado parecia quebrado. Agora, achei tudo muito bom. Tanto que vi filme lá dois dias seguidos. A sala 3, a mais nova, é bem agradável. 

P.P.P.S: Fica como homenagem ao Dia Internacional da Mulher, como bem lembrou o Bruno Amato, a foto da belíssima Salma Hayek encabeçando o blog hoje.

Nenhum comentário: