sexta-feira, janeiro 10, 2003

FESTIVAL DE WESTERNS



Como atualmente tá difícil ver filmes bons no cinema, temos que apelar para a telinha. Recentemente vi quatro westerns de boa (ou ótima) qualidade. Seguem abaixo os comentários dos mesmos:

WYATT EARP

Este épico de mais de 3 horas de duração, dirigido por Lawrence Kasdan (um de meus diretores favoritos) conta a história do lendário homem da lei Wyatt Earp (Kevin Costner) desde a sua adolescência, quando tentou fugir de casa para ir para a cidade, mas foi impedido pelo pai (Gene Hackman), até a velhice. Em se tratando de atores, WYATT EARP é o western que tem um dos melhores elencos que eu já vi. Além dos já citados Kevin Costner e Gene Hackman, o filme ainda traz Dennis Quaid, Michael Madsen, Isabella Rosselini, Bill Pullman, Jeff Fahey, Tom Sizemore, Téa Leoni, entre outros. O filme tem aquele estilo lentão característico dos filmes de Kasdan, mas com um tom mais épico, acentuado pela bela trilha de James Newton Howard. A história tem tons trágicos já do início quando Earp sofre pela perda da esposa e parte para uma vida errante. Quando se torna xerife, ele adota o desarmamento nas cidades por onde passa. Além de o filme ter um Kevin Costner no auge da carreira, um outro destaque é Dennis Quaid no papel de um tuberculoso Doc Holiday. Esse personagem é fascinante. Interessante conhecer essas lendas americanas do século XIX. Vale muito assistir esse filme, nem que seja "em fascículos", por causa da longa duração. Uma curiosidade: no IMDB constam 28 filmes com o personagem Wyatt Earp e 20 com Doc Holliday.

Um diálogo entre Earp e Holiday:
Wyatt Earp: You been a good friend to me, Doc
Doc Holliday: Shut up.


WILD BILL

Wild Bill foi outro lendário homem da lei do oeste americano. Ele foi contemporâneio do mais lendário ainda Buffalo Bill Cody, que aparece rapidamente no filme, interpretado por Keith Carradine. Quem faz o papel título é Jeff Bridges. No começo achei meio esquisito ver Bridges de cowboy, mas depois fui me acostumando. O grande drama da vida de Wild Bill é que ele tinha glaucoma. Ele sabia que iria ficar cego e sofria de dores nos olhos. O filme começa contando de fases importantes da vida de Bill até se centrar no último período de sua vida, quando ele está sofrendo com a doença e com a perseguição do garoto David Arquette. O elenco também é estelar: além dos já citados, tem as beldades Diane Lane e Christina Applegate e também Ellen Barkin e John Hurt. Esse telefilme não é dos melhores de Walter Hill, mas é bem melhor do que o último filme do homem (O IMBATÍVEL).

ONDE COMEÇA O INFERNO (Rio Bravo)

RIO BRAVO, de Howard Hawks, é um dos filmes mais festejados do gênero western. Depois de tanto ouvir falar de sua influência em obras de John Carpenter (ASSALTO À 13a D.P. e FANTASMAS DE MARTE), resolvi eu também conhecer o célebre filme. Não é dos meus westerns favoritos, ainda prefiro John Ford e Sergio Leone, mas o filme de Hawks tem um charme especial. John Wayne é um xerife de uma cidadezinha que toma conta de uma delegacia com um único preso. Os seus ajudantes são um alcóolatra (vivido por Dean Martin) e um velho aleijado. Ele, ao mesmo tempo, tem que lidar com a falta de jeito com as mulheres. Uma especialmente bela o assedia. O filme tem muito bom humor, uma cena final de tiroteio excelente e o eterno cowboy John Wayne. Não dá pra reclamar, né?

FÚRIA NO ALASKA (North to Alaska)

Por falar em John Wayne e bom humor, esse filme que passou no Corujão da Globo dias atrás me pegou de surpresa. É um filme de Henry Hathaway que se assume como comédia. E o legal é que John Wayne se sai como um ótimo comediante. A história gira em torno de Sam (Wayne) levar uma garota francesa até seu amigo, no Alaska. Como a mulher se casou, Wayne decide levar outra francesa, esta prostituta (a bela atriz Capucine - que nome, hein? heheheh). Acontece que ele se apaixona pela francesa e aí quando ele chega no Alaska as coisas se complicam. Filme bem legal e divertido.

Nenhum comentário: