quinta-feira, dezembro 22, 2022

SÍNDROME DE CAIM (Raising Cain)



“I was having an affair with a married woman. She used to come over to my house before she went home, and we would make love. Then one time she fell asleep, and I thought, ‘What would happen if I didn’t wake her up and she slept through the night?’”
(Brian De Palma)


Na época da roteirização e das filmagens de SÍNDROME DE CAIM (1992), Brian De Palma estava passando pela experiência de ser pai. E ele tinha a intenção de ser um pai muito presente, ao contrário de seu próprio pai, de quem guardava rancor e deixou isso bastante explícito em vários de seus filmes. Levando em consideração que a visão do cineasta pelo tema já é bastante sombria, é até natural que este filme sobre a paternidade tenha nascido sob uma ótica bem distorcida. E é justamente isso que torna essa obra tão interessante.

Para muitos, SÍNDROME DE CAIM é um dos piores filmes dirigidos por De Palma. E é até fácil compreender, pois é estranhíssimo. Lembra alguns gialli e alguns filmes de horror italianos pela composição plástica, inclusive. Lembrei-me, por exemplo, de SCHOCK, de Mario e Lamberto Bava, por algum motivo. Percebe-se de cara a diferença nas atuações, na montagem, na mise-en-scène e na própria trama, tudo vários tons acima, como numa atmosfera de pesadelo e chamando quase sempre à incredulidade por parte do espectador, já que em muitos momentos não sabemos o que é realidade e o que é delírio ou sonho.

Não apenas um dos mais bizarros, eu diria que este é o filme mais assustador do diretor, com uma trilha de Pino Donaggio que ajuda e muito a trazer medo em certas cenas, por mais que muitas vezes pareça uma paródia (de novo) de PSICOSE. Aliás, vendo este e outros tantos filmes recentes de vários realizadores, é impressionante a influência do clássico de Hitchcock para o cinema de horror e suspense moderno.

Sabendo um pouco da história traumática do cineasta quando criança e adolescente e sua relação com os pais (o pai ausente e infiel; a mãe de saúde frágil; os irmãos concorrentes entre si), é muito possível ver SÍNDROME DE CAIM como mais uma prestação de contas do diretor a esse passado. Não sei se De Palma fazia terapia, mas acredito que não, pois ele passou décadas alimentando esses problemas e utilizando-os como combustível para seus filmes. E claro que isso foi muito bom para nós, apreciadores de seu cinema. Lynch, por exemplo, é um diretor que rejeitou a terapia para evitar que isso trouxesse danos a seu processo criativo.

John Lithgow, presença marcante em dois títulos importantíssimos do realizador, TRÁGICA OBSESSÃO (1976) e UM TIRO NA NOITE (1981), aqui assume a posição de protagonista. E ele está ótimo como um sujeito de múltiplas identidades que tem o seu lado sombrio ativado ao ver sua esposa (Lolita Davidovich) o traindo com o ex (Steven Bauer) em pleno parque. As cenas de adultério, inclusive, lembram bastante as de VESTIDA PARA MATAR (1980), inclusive no modo como a culpa da personagem feminina acaba se materializando em uma punição extremamente violenta. Principalmente depois que ela acorda assustada, de manhã, depois de passar a noite fazendo sexo com o amante e ficar sabendo que o marido esteve à procura dela como um louco.

A exemplo do que De Palma apresentara em IRMÃS DIABÓLICAS (1972), aqui também temos duas faces da mesma pessoa. Uma face sombria, aquela que é capaz de matar, e aquela que tem uma passividade quase impotente, do ponto de vista da masculinidade. Diferente do que as amigas acham, o personagem de Lithgow não é esse marido ideal, já que ele interrompe uma transa intensa com a esposa para atender imediatamente a bebê que chora no quarto ao lado, bizarramente monitorada por uma televisão, e não apenas por um rádio ou algo do tipo. Essa televisão, inclusive, será de suma importância para uma das cenas mais arrepiantes do filme em sua terça parte. A diferença maior entre IRMÃS DIABÓLICAS e SÍNDROME DE CAIM é que não são apenas duas personas, mas várias no novo filme, antecipando o que veríamos anos depois em FRAGMENTADO, de M. Night Shyamalan.

Na trama, Lithgow é Carter, um psicólogo infantil que está dando um tempo na prática para cuidar melhor de sua filha pequena, Amy, para ser aquele pai presente e carinhoso, como uma espécie de personificação do De Palma naquele momento. A rotina do casal é mudada quando a esposa Jenny (Davidovich) reencontra sua antiga paixão (Bauer) numa loja de relógios. Como o sujeito esquece (?) as chaves e diz o nome do apartamento e do hotel onde está instalado, uma transa entre os dois parece inevitável. Tanto que eles começam a fazer sexo num parque, um ambiente aberto, e a tal cena do parque é bem estranha, com uma montagem picotada que deixa dúvidas no ar. E algumas dessas dúvidas serão mostradas, quando passarmos a conhecer a persona maligna de Carter, Caim, e o pai dos dois, Dr. Nix, também interpretado por Lithgow.

Dr. Nix, aliás, segue uma tradição do realizador de apresentar médicos maníacos e loucos, inspirado no pai, um ortopedista renomado, que lhe traumatizou quando criança ao trazer-lhe para uma operação de amputação da perna de um homem, dando a ele o membro amputado. Essa figura do médico louco já havia sido mostrada em IRMÃS DIABÓLICAS, TERAPIA DE DOIDOS (1979) e VESTIDA PARA MATAR. E Dr. Nix é um médico psiquiatra que traumatizou o próprio filho para observar ao longo dos anos os efeitos do trauma. Ou seja, embora houvesse uma intenção “nobre” do ponto de vista da ciência, era um ato extremamente perverso e desumano. Esse aspecto da trama relativa ao pai é um tanto confuso no filme, mas faz parte de seu charme, e de seu aspecto quase monstruoso de construção.

Como vários outros filmes de Brian De Palma, SÍNDROME DE CAIM se beneficia das revisões e de uma percepção da obra à luz da poética e das obsessões do cineasta. Além do mais, há simbolismos que são enfatizados e repetidos, como o carrinho de bebê, que remete a OS INTOCÁVEIS (1987), e a figura do homem travestido, como em VESTIDA PARA MATAR. Aqui esse homem travestido é uma das personalidades múltiplas de Carter/Caim e talvez uma das mais complexas e interessantes, já que representa a maternidade, e, portanto, proteção e cuidado. O que não deixa de ser perturbador, levando em consideração o modo como ela é mostrada.

+ DOIS FILMES

LÁGRIMAS TARDIAS (Too Late for Tears)

Um filme noir B com cara de filme B (dá pra notar pelas locações) que empolga bastante desde o começo. Logo no início, a personagem de Lizabeth Scott e seu marido recebem uma maleta contendo 60.000 dólares em dinheiro. Algumas pessoas jogam o dinheiro no carro deles no meio da estrada. Ela põe os olhos no dinheiro e não vai querer se desfazer dele de forma alguma. Scott interpreta uma das mais brilhantes femmes fatales do cinema americano num filme cheio de aspereza, com direito a uma brilhante atuação de Dan Durya fazendo o típico cara malvadão ou mau caráter, como havia feito em outros títulos, como dois brilhantes trabalhos de Fritz Lang da mesma década, UM RETRATO DE MULHER e ALMAS PERVERSAS. LÁGRIMAS TARDIAS (1949), de Byron Haskin (mais lembrado hoje por A GUERRA DOS MUNDOS, 1953), bem que podia ser mais lembrado dentre os clássicos da era noir. No mais, fiquei bem interessado em ver outros filmes estrelados por Lizabeth Scott, com seu estilo muito particular de atuação. Visto no box Filme Noir Vol. 6.

COM AMOR E FÚRIA (Avec Amour et Acharnement)

Uma das dificuldades de se gostar plenamente de COM AMOR E FÚRIA (2022) está na quase impossibilidade de se afeiçoar aos personagens. Nem o homem de ego ferido de Vicent Lindon, nem a mulher dividida de Juliette Binoche, muito menos o pivô do triângulo amoroso, o personagem de Grégoire Colin, o cara por quem ela era apaixonada, o cara que a deixou para trás e agora ressurge em sua vida. Porém, gosto do uso da câmera na mão para acentuar o ambiente de perturbação no matrimônio, até lembrando um pouco o que Woody Allen fez em MARIDOS E ESPOSAS, embora passe longe do mesmo brilhantismo. O filme de Claire Denis não chega a julgar a personagem de Binoche, mas às vezes passa a impressão de que quer fornecer munição para que o espectador o faça. A realizadora parece tentar compreender os dois lados, o da mulher se sentindo tentada e o do homem cheio de insegurança com a situação. Nem sempre funciona, mas eu diria que é um filme que merece nossa atenção, sim.

Nenhum comentário: