quinta-feira, janeiro 19, 2017

OS PENETRAS 2 – QUEM DÁ MAIS?























Curioso como há vários filmes brasileiros da safra recente que lidam com a questão da obtenção de dinheiro de maneira fácil ou, pelo menos, de forma não ligada ao trabalho legal. Seja ganhando uma fortuna, como no caso de TÔ RYCA e dos três ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE, seja através de algum crime ou contravenção, como no caso de O ROUBO DA TAÇA e dos dois VAI QUE DÁ CERTO. OS PENETRAS (2012), de Andrucha Waddington, já seguia essa linha, mas trazendo também a figura dos malandros, de gente que quer ganhar dinheiro enganando alguém, em especial pessoas ricas.

Se o primeiro filme já não era tão bom ou mesmo engraçado, pouco se justifica a existência da sequência, OS PENETRAS 2 – QUEM DÁ MAIS? (2017), novamente sob direção de Waddington. Que é um bom diretor para filmes sérios e até consegue fazer um entretenimento interessante e que lembra algumas comédias americanas da Velha Hollywood, ou mesmo filmes brasileiros da época das chanchadas, mas que não consegue arrancar risos. Diferente de TÔ RYCA, nem o Adnet ajudou, mesmo com seu talento reconhecido ao longo dos anos.

Na verdade, a solução que deram para o seu personagem, o grande líder da turma de trapaceiros, chega a ser uma alternativa pouco interessante: ele morre e só aparece como um fantasma visto apenas pelo personagem de Eduardo Sterblitch, que se esforça para ser engraçado com seu personagem meio maluco e que lembra um pouco alguns tipos feitos por Jerry Lewis, mas infelizmente seus gritos e caras e bocas só conseguem, no mínimo, a simpatia da plateia, já que se trata do único personagem de alma pura da história.

Logo no começo do filme, ele é traído pelo amigo (Adnet) e acaba indo para o hospício para se tratar. Sai de lá devido a uma notícia que o perturba e encontra pelo caminho um rapaz que julga ser um bom amigo, vivido por Danton Mello, que seria uma ótima escalação, já que ele está muito bem junto com a turma de VAI QUE DÁ CERTO. Aqui, porém, há o problema de um diretor que não sabe lidar com o timing cômico.

O roteiro até fornece algumas situações que poderiam fazer de OS PENETRAS 2 um filme bem divertido, como a história do casamento gay do protagonista com o milionário russo, mas infelizmente as piadas não funcionam e um elenco bom é desperdiçado, inclusive Mariana Ximenes, que é uma atriz bem versátil e que costuma funcionar bem em comédias. Com outro diretor e com a mesma turma, o resultado poderia ser outro.

Nenhum comentário: