quarta-feira, outubro 31, 2012

A ENTIDADE (Sinister)



Aproveitando o Halloween, mais um filme de horror. Desta vez, um que está em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros: A ENTIDADE (2012). O filme tem pedigree: direção de Scott Derrickson, que havia dirigido O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005), e produção de Jason Blum, que havia produzido SOBRENATURAL (2010). Quer dizer, a expectativa de que A ENTIDADE fosse pelo menos muito bom era grande. De qualquer maneira, trata-se de um filme interessante, que tem os seus méritos e que conquistou boa parte dos fãs de filmes de horror. A mim, nem tanto.

O que há de positivo no filme: os sustos não são gratuitos e raramente apelam para o som, mas para as imagens, que eventualmente causam calafrios; os diálogos e a relação familiar do personagem de Ethan Hawke e sua esposa e filhos são bem desenvolvidos e bem-vindos; a pequena aula do uso de edição em super-8 é bem interessante e ajuda bastante na trama; a questão da força das imagens em cinema também contribui para dar ao filme um maior valor; e o uso da música não diegética é outro ponto a favor.

Contra: a história de um sujeito que vai para uma casa assombrada por causa de inúmeros assassinatos já está mais do que manjada; os sustos são poucos, embora o filme gere uma boa dose de tensão - o problema é que essa tensão pode ser atenuada, à medida que os sustos e o interesse podem ir se diluindo; outro clichê manjado é a busca de um especialista que saiba o significado dos símbolos e imagens que aparecem nos filmes dos assassinatos.

Pesando prós e contras, o filme fica no meio, já que a figura assustadora do demônio não chega a ser assustadora assim. Aliás, esse negócio de mostrar a cara do monstro nem sempre é uma boa ideia. Em SOBRENATURAL, o resultado funcionou, mas porque toda uma atmosfera foi muito bem construída antes. Enfim, é um filme a se conferir e tirar suas próprias conclusões.

No Blog de Cinema do Diário do Nordeste, escrevi uma pequena matéria sobre cinco filmes interessantes que vão (ou foram) direto para DVD. Confira AQUI

Nenhum comentário: