sexta-feira, fevereiro 04, 2011

A VINGANÇA DE JENNIFER (I Spit on Your Grave / Day of the Woman)



Já faz uns dez anos que eu ouço falar deste filme. Acho que desde quando eu entrei na saudosa lista de discussão Canibal Holocausto. A VINGANÇA DE JENNIFER (1978) também obteve maior procura depois de KILL BILL, de Quentin Tarantino, pelo fato de também ser um filme que mostra uma mulher sendo massacrada para depois ir à caça dos seus malfeitores. Aliás, esse tipo de filme é mais comum do que se imagina. Há vários deles pode-se até dizer que há um esquematismo: grupo de homens estupra e violenta uma mulher e depois ela vai à forra. Mas é sempre bom lembrar que cada filme é um filme. E mesmo com esses esquematismos, cada morte, cada detalhe, cada ponta de sofrimento da protagonista é único.

A VINGANÇA DE JENNIFER acabou de ganhar um remake. Que eu nem sei se é tão bom quanto o original, mas que acabou me impulsionando a ver o original dos anos 70. Que faz parte daquele grupo de filmes independentes americanos que justamente por serem baratos, exploravam com mais liberdade a violência e o sexo. Por isso, não sei se o remake reprisa a nudez frontal e aumenta ainda mais a violência nestes tempos de O ALBERGUE e JOGOS MORTAIS. Como diria Renato Russo, "a violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais", e por isso mesmo esse tipo de filme sempre foi atraente. Mas claro que algumas pessoas mais sensíveis preferem manter distância.

Em A VINGANÇA DE JENNIFER, a protagonista é uma escritora de contos que vai para uma cidade do interior dos Estados Unidos para escrever o seu primeiro romance durante o verão. O que ela não sabe é que um grupo de desocupados e psicopatas em potencial resolve estuprá-la. E quando se imagina que tudo já chegou ao fim, ela sofre ainda mais. O final da história a gente até imagina, mas nada como conferir os meios que ela usa para se vingar de seus algozes.

O título que o remake ganhou no Brasil foi DOCE VINGANÇA e tem previsão de estreia nos cinemas para o dia 4 de março.

P.S.: Saiu no blog da Liga dos Blogues Cinematográficos a lista dos indicados ao Alfred 2010. Quem quiser conferir o belo trabalho que Chico Fireman e turma deram à nossa brincadeira anual, fiquem à vontade.

Nenhum comentário: