quarta-feira, outubro 27, 2010

HOMENS EM FÚRIA (Stone)



Não deixa de ser interessante o fato de que num filme em que Robert De Niro e Edward Norton são os protagonistas é justamente Milla Jovovich quem se destaca. E não falo isso apenas pelo fato de ela ser bonita e sensual, mas me refiro à sua interpretação mesmo. Se HOMENS EM FÚRIA (2010) é apenas mais um veículo para comprovar a decadência de De Niro em filmes dramáticos e mostrar que Norton também pode não render muito quando o filme não é tão bom, Milla nos oferece sua melhor interpretação. Ela vive a esposa de um presidiário que está prestes a conseguir a liberdade condicional, mas antes precisa passar por uma pedra em seu caminho, o oficial de condicional vivido por De Niro.

Aliás, não deixa de ser interessante o fato de o título original do filme ser "Stone" (pedra). É o nome do personagem de Norton, mas também pode ter outros significados, como o já visto acima. De Niro, pelo menos inicialmente, seria aquele oficial chato que poderia, se quisesse, impedir a tão almejada liberdade de Stone, depois de oito anos cumprindo pena. E depois que a esposa de Stone começa a provocar o velho oficial prestes a se aposentar com sua beleza e sensualidade, no fim, é ela que parece ser a pedra no caminho de Jack (De Niro).

Se o filme sofre com um ritmo que não faz jus à sua intenção de provocar tensão e suspense com a situação de Jack, é pura falta de competência do diretor John Curran, que se saiu bem melhor com o drama TENTAÇÃO (2004), que não precisou dos clichês do gênero para mexer com o espectador. HOMENS EM FÚRIA (que titulozinho horrível, naõ?), por outro lado, não consegue sair da mediocridade, com seu policial perturbado e encurralado e sua mulher fatal. Falando em mulher fatal, os fãs de Milla devem curtir as cenas de sexo e nudez da atriz, ainda que ela seja magra demais para provocar a volúpia de muito espectador. Outro problema do filme talvez esteja no fato de que, em nenhum momento, conseguimos nos identificar com o personagem de De Niro, já que ele se revela um sujeito odiável já nos instantes iniciais. Aí fica difícil torcer por ele.

Nenhum comentário: