quinta-feira, setembro 25, 2008

UM SINAL DE ESPERANÇA (Jakob the Liar)



É tempo de organizar as coisas, como as finanças, que até me impediram de ir ao cinema ultimamente. Tempo também de organizar as fotos mais antigas do blog, que estão todas zoadas. Certo site de onde eu costumava "linkar" algumas fotos resolveu proibir esse acesso e o resultado foi desastroso para o arquivo do blog. Mas já consertei todas as fotos de 2008 e aos poucos vou consertando as demais, embora isso leve um tempinho. É tempo também de ver os DVDs que as pessoas, com muita boa vontade, me emprestaram para eu ver e que eu levo anos para ver e devolver. Estou tentando aos poucos me livrar dessa "obrigação", por mais que as pessoas que me emprestaram não estejam necessariamente apressadas para receber o seu material de volta. UM SINAL DE ESPERANÇA (1999) é um desses "acertos de conta", um filme que normalmente eu não locaria, mas que passou pelas minhas mãos e eu resolvi dar uma chance.

UM SINAL DE ESPERANÇA, curiosamente, foi feito um ano após A VIDA É BELA, de Roberto Benignini. Não teve a mesma repercussão internacional que o oscarizado filme italiano, e talvez também não tenha a mesma força, mas tem suas qualidades, algumas delas até superam o exemplar italiano. O bom elenco ajuda: Robin Williams - fazendo o típico papel de sujeito iluminador -, Liev Schreiber, Armin Mueller-Stahl, Alan Arkin e Mathieu Kassovitz, que, aliás, é filho do diretor, Peter Kassovitz, que quando criança, viu seus pais serem levados para um campo de concentração. Ele tinha cinco anos de idade, mas a imagem traumática deve ter ficado gravada em sua mente. Logo, ele, mais do que Beninigni, tem motivos muito mais fortes para realizar um filme sobre o horror do holocausto. Felizmente, seus pais sobreviveram ao campo de concentração e ele teve a alegria de encontrá-los depois dessa que foi a mais cruel de todas as guerras. Apesar de ser bem menos conhecido que o filho, Peter Kassovitz tem uma filmografia até extensa, tendo trabalhado na França desde os anos 60.

UM SINAL DE ESPERANÇA é uma refilmagem de JAKOB, DER LÜGNER (1975) e mostra a rotina de um grupo de judeus poloneses presos no gueto de Varsóvia. Robin Williams é o Jakob mentiroso do título original, que depois de ser pego depois do toque de recolher por um soldado alemão precisa prestar contas com um comandante nazista. Enquanto isso, ele ouve no rádio do comandante uma notícia sobre o avanço das tropas soviéticas, que estariam próximas. Ele conta isso depois para o personagem de Liev Schreiber, que não resiste e espalha para todos. A fofoca se espalha de modo que todos pensam que Jakob tem escondido um rádio, onde pode ter notícias sobre a guerra. Depois de perceber que mentir ajudava mais do que dizer a verdade, ele procura inventar fatos para elevar os ânimos dos judeus e diminuir os índices de suicídio. Enquanto isso, Jakob esconde uma garotinha que foge de um trem cheio de judeus sendo levados para um campo de concentração. Apesar do tema pesado, o filme tem uma leveza que torna possível até mesmo algumas risadas ocasionais.

Agradecimentos especiais a Anny, que me emprestou o DVD.

Nenhum comentário: