sexta-feira, junho 08, 2007

O ÚLTIMO HURRAH (The Last Hurrah)



Mais um filme de John Ford que recebeu pouco espaço no livro "John Ford - Filmografia Completa", da Taschen, por ser considerada uma obra menor. O ÚLTIMO HURRAH (1958) é um dos mais teatrais filmes do diretor. As cenas são mais longas do que o habitual e há bem mais diálogos do que os filmes anteriores. O maior deles é provavelmente aquele em que Spencer Tracy conversa com seu sobrinho em seu gabinete. Seu sobrinho foi interpretado por Jeffrey Hunter, que já havia trabalhado com Ford em RASTROS DE ÓDIO (1956) e que protagonizaria o excelente AUDAZES E MALDITOS (1960). Curiosamente sua carreira entraria em declínio depois que ele interpretou Jesus em REI DOS REIS, de Nicholas Ray.

Foi uma sorte Ford ter ao seu lado Spencer Tracy, que contribuiu com a magnífica interpretação de um velho político tentando se reeleger. Dizem que Ford originalmente queria Orson Welles para o papel principal, mas a parceria dos dois mestres nunca se realizou. O ÚLTIMO HURRAH me passou um sentimento dúbio em relação ao protagonista. É como se o filme apoiasse os atos pouco honestos do político, mostrando-o como um ser humano digno. Se bem que do modo como foi mostrado no filme, o prefeito Frank Skeffington pareceu mesmo um sujeito legal. Acho que até eu votaria nele. Dizem que o verdadeiro prefeito no qual o personagem foi inspirado chegou a processar a produção, mas depois que viu que o político do filme era mostrado como uma pessoa boa e amigável, ele retirou o processo. Mesmo assim, como se trata de um político, a tendência que eu tenho é mesmo a de ficar com um pé atrás.

O ÚLTIMO HURRAH tem a aparência de uma obra madura. Como estou acompanhando os filmes de Ford mais ou menos em ordem cronológica, foi nesse filme que eu percebi mais nitidamente esse envelhecimento, o que não necessariamente é ruim. Sente-se no ar uma maior segurança na direção, que se reflete numa maior fluidez narrativa, numa falta de pressa nas cenas, numa tendência a buscar sempre o básico. À medida que Ford envelhecia, ele preferia não colocar muitos detalhes no mesmo plano, para que ele não tivesse muito com o que se preocupar. Havia também o fato de o seu problema de visão ter aumentado. Bom, mas eu gosto mesmo é dos westerns de Ford, em especial os estrelados por John Wayne e mal posso esperar pra ver outro.

Nenhum comentário: