sexta-feira, março 25, 2005

O CHAMADO 2 (The Ring Two)

 

Por mais que digam que o cinema americano anda sem criatividade e está apelando para copiar sucessos de outros países (especialmente da Ásia), estou curtindo pra caramba esse momento. Tudo bem que vai chegar uma hora que isso vai cansar, que a gente vai ficar de saco cheio de ver cabelo preto no rosto, mas não é assim até com as melhores coisas? 

Depois de conferirmos a refilmagem de O GRITO pelo mesmo diretor do original japonês (Takashi Shimizu) , chega a vez de vermos como Hideo Nakata, talvez o mais importante e popular dos diretores de terror japoneses da atualidade, se sai trabalhando em Hollywood. Devo dizer que não fiquei nada decepcionado. 

O CHAMADO 2 (2005) supera em muito o original japonês e é quase tão bom quanto O CHAMADO (2002), de Gore Verbinski. Em comparação com o original japonês, essa versão americana é muito mais fácil de entender, muito melhor desenvolvida, e conseqüentemente, mais fácil de se envolver. 

Quem viu RINGU 2 (1999) e acha que vai ver apenas uma cópia americanizada do original pode ficar tranqüilo: o roteiro é praticamente outro. E assim como no filme de Verbinski foi colocada aquela espetacular cena dos cavalos, nessa continuação, quem aparece para aterrorizar os personagens e a platéia são um grupo de veados. A cena dos veados é um dos pontos altos do filme. Claro que muitas cenas da versão original não podiam ficar de fora, como por exemplo, a famosa cena da "perseguição" de Samara (ou Sadako, no japonês) dentro do poço. 

Em se tratando de ritmos e tons, o que mais diferencia esse segundo filme do primeiro é a abordagem mais intimista. Enquanto Verbinski colocava doses de aventura e um ritmo mais acelerado, nessa seqüência, sente-se no ar até um certo anticlímax. 

A fotografia também está bem mais bonita, mas isso já era de se esperar, já que foi injetado muito mais dinheiro nessa produção. Sem falar da sorte que é ter uma atriz como Naomi Watts encabeçando o elenco. O garotinho David Dorfman tem mais destaque nessa seqüência, fazendo com que o filme lembre em certos momentos O SEXTO SENTIDO, de M. Night Shyamalan. 

Diferente da versão japonesa que ainda continha várias cenas envolvendo a tal fita amaldiçoada, no remake americano, a fita é praticamente deixada de lado logo no começo do filme. O filme se concentra principalmente nas tentativas de Samara de se apossar do corpo do garoto. 

Hoje saiu uma entrevista de Hideo Nakata na Folha de São Paulo e ele falou que já tem dois projetos em andamento nos EUA (é onde está a grana, né?): um deles é a refilmagem de um filme americano dos anos 80 chamado THE ENTITY; o outro se chama OUT, que é baseado num romance japonês e é sobre quatro mulheres que acobertam o crime de uma delas. Fora isso, no IMDB consta que ele já está fazendo a pré-produção da refilmagem de THE EYE, dos Pang Brothers. Isso sem falar no terceiro filme da franquia americana de O CHAMADO, que dizem que tanto pode ser o remake de RINGU 0, que no Japão, não foi dirigido por ele, como pode ser um filme totalmente novo. Desse jeito, o homem não volta mais pro Japão. 

Enquanto isso, aguardemos a chegada de VISÕES (The Eye 2) - vi o trailer desse filme hoje no cinema e pelo visto não tem nada a ver com o primeiro filme - , e DARK WATER, de Walter Salles, que, quem sabe, pode até surpreender positivamente.

Nenhum comentário: