sexta-feira, fevereiro 07, 2003

TRÊS ÓTIMOS FILMES

Hoje foi o meu dia de retorno para as ruas depois de passar dez dias enfurnado dentro de casa. Graças a Deus as coisas estão dando certo e eu estou melhorando mais rápido. Depois do curso de inglês ainda peguei um cineminha. Fui ver DEUS É BRASILEIRO, do Cacá Diegues. E comprei o VIEUPHORIA, DVD dos Smashing Pumpkins. Sou fã, né? Tem que ter esse disquinho. Já dei uma olhada em 30 minutos de material. São 160 minutos!!! Legal. Eles tocando "Today" com o público cantando junto é emocionante. Vou aproveitar pra comentar os ótimos filmes que vi de ontem pra cá. (Levei sorte.)

DEUS É BRASILEIRO

"Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia descanso feliz..."

Eu já estava desanimado com Cacá Diegues. O cara tinha feito um monte de filmes ruins nos últimos anos(DIAS MELHORES VIRÃO, TIETA, ORFEU) e eu já imaginava que ele nunca mais iria fazer filmes legais como no passado. Pois não é que eu adorei DEUS É BRASILEIRO? O filme remete aos bons tempos de BYE BYE BRASIL e CHUVAS DE VERÃO. É uma delícia de ver e quem, como eu estava, ainda estiver com preconceito ou desânimo pra ver o filme, vá lá que é diversão garantida. Trata-se de um road movie ao estilo de BYE BYE BRASIL, apresentando Antonio Fagundes no papel de Deus. Seu objetivo é tirar férias e ele quer arranjar um santo brasileiro pra ficar no lugar dele enquanto ele viaja. O santo é um tal de Quincas. Com a ajuda de um sujeito muito malandro e de uma belíssima Paloma Duarte, o velho enjoado viaja pelas praias e pelo sertão de Alagoas e Pernambuco. As imagens de Affonso Beato estão no capricho. Divertido e tocante. Parabéns ao Cacá.

IRMA VEP

Irma Vep é um anagrama pra "vampire". É também o nome da personagem de um filme que um diretor francês quer fazer baseado num filme filme mudo. A atriz que vai fazer a personagem é Maggie Cheung, uma linda chinesa que trabalhou em alguns filmes de Jackie Chan. O filme é um prato cheio pra quem curte os bastidores de uma produção cinematográfica. Eu diria que é melhor que VIVENDO NO ABANDONO, de Tom DeCillo, e quase tão bom quanto A NOITE AMERICANA, do Truffaut. O diretor é Olivier Assayas. Nunca vi nenhum outro filme dele, mas quero conhecer mais desse sujeito. Queria agradecer muito ao Renato que me gravou esse filme. Se não fosse por ele, eu não teria nem ouvido falar, já que é um filme um pouco obscuro (pouco se fala dele). O final é chapante.

CHAGA DE FOGO (Detective Story)

Já tinha gravado há algum tempo da BAND e só ontem fui conferir essa pérola. CHAGA DE FOGO (1951) é um filme de William Wyller sobre a rotina de uma delegacia de polícia, estrelado por Kirk Douglas. Achei o estilo bem parecido com os episódios de ER. Só que em vez de se passar num hospital de emergência, se passa numa delegacia. Quando o filme estava pela metade achei que não iria ter uma história principal, apenas vários casos de prisão. Mas do meio pro final uma história se torna a principal e faz com que todas as outras histórias desaguem nessa principal. Confesso que chorei com o drama de Kirk Douglas e a esposa. Quem ainda não viu, fique de olho. A band pode reprisar qualquer dia desses. Vale muito. De novo, dica do Renato. Valeu!

Nenhum comentário: