terça-feira, abril 12, 2011

U2 360º - MORUMBI, SÃO PAULO, 10 DE ABRIL DE 2011



Nem parece que faz 20 anos que ACHTUNG BABY foi lançado. E precisou de todos esses anos para que eu pudesse ter a chance de ver a banda ao vivo. Esse disco de 1991 foi o que marcou o início do meu interesse pelo U2. Lembro que, quando o álbum saiu, uma das rádios daqui, que costumava fazer programas especiais só com canções de determinadas bandas, fez um com o U2. A maioria das canções era deste álbum revolucionário. E eu gravei numa fitinha K7. Só uns dois anos depois é que eu tive condições de comprar o CD, que na época era artigo ainda caro.

E até hoje é o disco que serve de base para os melhores momentos dos shows da banda. Nesse show de domingo no Morumbi, tive o prazer de ouvir ao vivo cinco faixas do clássico álbum: "One" (a mais bela canção do U2), "Until the end of the world" (uma das favoritas da casa, maravilhosa), "Mysterious Ways" (obra-prima, pra dançar também), "Even better than the real thing" (que abriu o show de modo que eu fiquei arrepiado) e "Ultraviolet (Light my way)" (uma das surpresas do show, por ser pouco tocada e menos lembrada).

Antes de o show começar, tivemos que ouvir o minishow do Muse, a banda de abertura. Felizmente eles tocaram a canção que eu conhecia – e que gosto bastante -, que é "Time is running out". Mas mesmo esta canção não me deixou entusiasmado o suficiente. Na verdade, não via a hora que o show acabasse para ver logo a atração principal. E antes do Muse teve outra atração: a chuva. Felizmente ela passou assim que os shows começaram. São Pedro gosta de U2, alguns diriam.

Voltando ao show principal, as maravilhas tecnológicas apresentadas pela banda são uma atração à parte. O telão em forma de nave espacial que a certa altura do show se transforma em algo mais é impressionante. E foi mais legal ainda ver que o telão desceu e se transformou numa tela cheia de luzes coloridas, como algo de outro planeta, justo quando eles começam a tocar "Zooropa"! Sim, uma canção de um disco que eles têm dado pouco espaço nos shows. Eu considerei um presente para mim. Outra canção rara de se ver nos shows foi "Out of Control", faixa do primeiro álbum. Que infelizmente substituiu "I will follow", mas tudo bem.

O show foi quase perfeito. O "quase" se deve a "I'll go crazy if I don't go crazy tonight", faixa do álbum novo e que deveria ser banida para sempre dos shows. Ponto baixo do show e uma canção bem constrangedora para o U2. Por outro lado, gostei muito de "Get on your boots", que é uma espécie de retorno à fase anos 90 da banda. E de "Magnificent", que tem um dos solos de guitarra mais belos de The Edge.

Mas o momento mais emocionante da noite para mim, que fez cair uma lágrima furtiva de meus olhos foi mesmo "Miss Sarajevo". Até porque a banda fez o favor de colocar no telão cenas do videoclipe, que é o único da banda que sempre que eu vejo eu me arrepio. Assim, não há coração que resista. Sem falar que Bono substituiu Pavarotti de maneira tão bela que não teve como não se arrepiar dos pés à cabeça. O público aplaudiu sua performance entusiasmado.

Aliás, como não ficar encantado ao ouvir em coro todos cantando "I still haven’t found what I’m looking for"? Muitas vezes Bono deixava o microfone só para ouvir o público cantando. Quase uma espécie de "Hey, Jude" do U2. Foi um momento religioso até. E por falar em Beatles, Bono fez menção a simplesmente três canções dos garotos de Liverpool: "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", "Blackbird" e "Helter Skelter". A maior banda de rock de todos os tempos sendo homenageada pela maior banda da atualidade. Muito justo.

E ainda citando as faixas oitentistas, muito lindo ouvir "Where the streets have no name" junto com "Amazing grace". Tudo a ver com o aspecto religioso da banda. E eu nem falei nada sobre o aspecto político, sempre presente nos shows. Dessa vez, eles homenagearam as mães que perderam os filhos no recente massacre no Rio de Janeiro, ao som de "Moment of surrender", a faixa que encerra o espetáculo inesquecível.

Eis um link para quem quiser conferir o setlist da noite.

E outro para ver as fotos que tirei do evento do ano.

Nenhum comentário: