sexta-feira, abril 29, 2011

O BURACO (The Hole)



Da turma de cineastas que fizeram fama com o cinema fantástico na década de 80, Joe Dante sempre foi aquele que mais procurava se aproximar do gosto juvenil. Seus filmes até poderiam ter um caráter político-social nas entrelinhas, mas na forma era basicamente cinema de horror para toda a família, incluindo aí as crianças. Não é à toa que seu filme mais famoso até hoje continua sendo GREMLINS (1984). Se bem que ele começou com um entretenimento um pouco mais adulto, com filmes como PIRANHA (1978) e GRITO DE HORROR (1981).

O BURACO (2009), realizado com a nova tecnologia 3D, não estreou nos cinemas brasileiros, indo parar direto em vídeo. Ruim para os distribuidores, que deixaram de exibir um autêntico 3D em detrimento de picaretagens feitas para ganhar dinheiro dos desavisados. Mas ver o filme em casa foi um prazer pra mim. Ainda mais porque consegui uma cópia em mkv ripada de blu-ray. Quer dizer, numa televisão digital a imagem fica melhor do que a de um dvd normal de dupla camada. E ainda tem um som fantástico em 5.1. De dar gosto.

Porém, se o filme não fosse realmente bom, o espetáculo não seria completo. O BURACO é um horror juvenil que mostra uma família constituída por uma mãe e dois filhos, de mudança para outra casa. O filme demora um pouco a dizer as razões das constantes mudanças, mas o que interessa é que, nessa nova casa, há um buraco no porão trancado com cadeados, que uma vez aberto pelos dois meninos – um rapaz e um garotinho – transforma a vida deles e da bela vizinha num inferno de sustos e medo. O filme mais diverte do que assusta, mas Dante sabe muito bem manipular a audiência, mesmo usando clichês de filmes de terror que ele mesmo usou no passado, como na cena da piscina, por exemplo.

E não que isso deponha contra, mas o filme parece um bom episódio estendido de ALÉM DA IMAGINAÇÃO, série que Dante participou com um episódio em 1985. O diretor também participou de outras séries tipo antologia como HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (1986), REBEL HIGHWAY (1994), NIGHT VISIONS (2001) e, mais recentemente, MASTERS OF HORROR (2005-2006).

Nenhum comentário: