quinta-feira, outubro 18, 2007

JUSTIÇA A QUALQUER PREÇO (The Flock)



Decepção total o début de Andrew Lau (a.k.a. Lau Wai-Keung) em Hollywood. Lau foi um dos diretores do ótimo policial CONFLITOS INTERNOS (2002), o filme que deu origem ao oscarizado OS INFILTRADOS, de Martin Scorsese. Talvez por não ter total controle de seu trabalho, ou por não se adequar à máquina hollywoodiana, o fato é que JUSTIÇA A QUALQUER PREÇO (2007) é uma mistura de O SILÊNCIO DOS INOCENTES com 8 MM com os tiques nervosos de Michael Bay e Tony Scott. A fotografia é aquela cheia de filtros, imagem esmaecida, meio em tom sépia e a estória é chata, nebulosa, não envolvente. Aborrecida até. Nem a presença da adorável Claire Danes no elenco ajuda a tornar o filme mais interessante, já que ela parece estar totalmente deslocada no papel. E o que são aqueles efeitos irritantes de videoclipe dos anos 90? Eles acham que o público gosta daquilo, acha moderno?

Na trama, Richard Gere é um agente encarregado de vigiar suspeitos e acusados de delitos sexuais, principalmente os casos envolvendo crianças ou menores em crimes hediondos. Prestes a se aposentar, Claire Danes aparece como sua substituta. Ela o acompanhará durante três semanas para aprender o serviço e conhecer os casos que ele anda investigando. E quem aparece num papel pequeno no filme é a cantora Avril Lavigne, em seu segundo trabalho como atriz - ela aparece também em NAÇÃO FAST FOOD, de Richard Linklater. Vamos ver se ela vai evoluir como estrela em Hollywood. Quanto ao filme, sinceramente não tenho mais nada pra falar sobre ele não. Nem quero me lembrar daquele final ridículo. Melhor negócio é mandar o Lau de volta pra China.

Vocês têm notado quantos filmes ruins estão chegando nos cinemas? Tirando TROPA DE ELITE ou um outro filme razoável, esse mês de outubro está fraquíssimo. Geralmente nessa época entre-mostras é assim, com as distribuidoras guardando os melhores filmes pra quando terminar a Mostra de São Paulo, mas esse ano está sendo ainda pior, já que nem os filmes de terror estão pintando - bom, tem INVASORES e JOGOS MORTAIS IV nos próximos fins de semana, mas esses aí não estão com essa bola toda não, embora eu acabe os assistindo. Agora o mês de novembro promete. Ainda que eu custe a crer que a Europa Filmes vai lançar IMPÉRIO DOS SONHOS, de David Lynch, no dia de Finados, como alguns estão dizendo, de acordo com a programação do site Cineclick (que talvez já esteja desatualizada), estão agendados para o próximo mês: VALENTE, de Neil Jordan; SENTENÇA DE MORTE, de James Wan; PLANETA TERROR, de Robert Rodriguez; 30 DIAS DE NOITE, de David Slade; ANTES SÓ DO QUE MAL CASADO, dos irmãos Farrelly; NO VALE DAS SOMBRAS, de Paul Haggis; O SIGNO DA CIDADE, de Carlos Alberto Ricelli; VIAGEM A DARJEELING, de Wes Anderson; O ASSASSINATO DE JESSE JAMES PELO COVARDE ROBERT FORD, de Andrew Dominik; OS INDOMÁVEIS, de James Mangold; e A LENDA DE BEOWULF, de Robert Zemeckis. Preparem seus bolsos!