sexta-feira, outubro 29, 2004

LARRY COHEN, JOHN McNAUGHTON E ROB SCHMIDT



No velho esquema 3 em 1, três filmes de diretores que em comum tem apenas o fato de já terem dirigido filmes de terror em algum momento de suas carreiras. Larry Cohen é o autor da famosa trilogia NASCE UM MONSTRO (1974,1978,1987) e é considerado um mestre dos filmes B; John McNaughton estreou com o chocante HENRY: RETRATO DE UM ASSASSINO (1986) e também já fez filmes do gênero ficção científica e w.i.p. (women in prison); Rob Schmidt é o mais jovem dos três: ficou famoso depois de dirigir o ótimo PÂNICO NA FLORESTA (2003), filme com referências ao clássico O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, de Tobe Hooper. Minhas breves impressões de três filmes desses diretores.

TÃO BOM QUANTO A MORTE (As Good as Dead)

Uma coisa que ao mesmo tempo incomoda e agrada em TÃO BOM QUANTO A MORTE (1995) é que as coisas acontecem muito rapidamente, o que tira um pouco a verossimilhança da trama. Mas depois que a gente se acostuma, foda-se a verossimilhança. Esse filme de Larry Cohen é uma delícia. Não dá pra falar nada da história sob o risco de estragar as surpresas que acontecem ao longo do filme, mas já adianto que se trata de uma trama envolvendo troca de identidades e traições. Traci Lords aparece num papel importante no filme, com aquele visual de piranha dos anos 80. Até parece que Cohen queria que ela estivesse como nos tempos em que era atriz pornô. Beleza de filme. Gravado da Globo.

LANSKY - A MENTE DO CRIME (Lansky)

Feito para a tv, LANSKY (1999) seria um filme biográfico convencional se McNaughton não optasse por mostrar Meyer Lansky como um homem de negócios como outro qualquer, evitando mostrar o lado mau do homem. Lansky, interpretado no filme por Richard Dreyfuss, foi um grande chefão do crime organizado da mesma época de Charlie 'Lucky' Luciano e Bugsy Siegel. Quem assistiu ao filme BUGSY (1991), de Barry Levinson, sobre o homem que construiu Las Vegas, pode comparar um pouco com o modo como ele é mostrado nesse filme, mas aqui Bugsy é apenas um coadjuvante. O filme dá um geral na vida de Lansky, desde a infância até a velhice. O roteiro do filme, com excelentes diálogos, foi escrito por David Mamet. Gravado da Warner.

CRIME E CASTIGO (Crime and Punishment in Suburbia)

Livre adaptação do romance de Dostoiévski, CRIME E CASTIGO (2000) traz Monica Keena, gracinha que apareceu em FREDDY VS JASON (2003), como pivô de uma história de amor e crime. Depois de ser estuprada pelo padrasto, ela convence o namorado a matar o velho. Mal sabia ela que sua própria mãe (interpretada por uma ainda sexy Ellen Barkin) é que iria ser considerada culpada pelo assassinato. O filme tem um andamento muito gostoso de acompanhar e não tem pretensões de fazer uma grande adaptação do texto do escritor russo. Gravado da TNT.

Nenhum comentário: