quinta-feira, agosto 27, 2015

MAGNÍFICA 70 – PRIMEIRA TEMPORADA



Para curtir MAGNÍFICA 70 (2015), mais nova série brasileira do canal HBO, é preciso relevar algumas liberdades poéticas que os criadores tomam para contar sua história, como o fato de os filmes de 1973 não apresentarem tanta nudez ou mostrar Mojica filmando um dos primeiros filmes do Zé do Caixão em um cemitério, passados vários anos da introdução do personagem, ou mesmo a questão da criação de um Departamento de Censura Federal. Dizem que não era bem assim. Sem falar no modo como são pintados um velho general e a chefe do tal departamento. Mas pensar nesses detalhes é bobagem quando temos tantos outros motivos para nos divertir e nos empolgar.

A estrutura de episódios de MAGNÍFICA 70 já mereceria um bom crédito, com títulos como "O roteiro", "A produção", "O elenco", "O primeiro dia" etc. Assim vamos acompanhando as diversas etapas pelo que passa uma produção de baixo orçamento. E o fato de ter como pano de fundo o cenário de uma ditadura militar obcecada por comunistas e uma produção cinematográfica que sobrevive graças, principalmente, a mulher pelada e sexo não deixa de ser também interessante.

Se bem que depois do primeiro episódio, que é o que talvez mais mostre cenas de nudez, ficamos tão envolvidos no drama dos personagens que esses elementos que até hoje são motivo para chamar a atenção do público ficam em segundo plano. O que mais importa é a relação perigosa entre uma ladra, Dora/Vera (Simone Spoladore), que se finge de atriz iniciante para roubar a produtora, um funcionário do Departamento de Censura que se envolve com a Boca do Lixo, Vicente (Marcos Winter), e um ex-caminhoneiro que ficou sexualmente impotente por causa de uma maldição de uma bruxa e agora é produtor de cinema (Adriano Garib). A participação de Maria Luísa Mendonça como Isabel, esposa de Vicente e filha de um general vivido por Paulo César Pereio, também é destaque.

Tudo é muito bem amarrado ao longo dos 13 episódios, que são tão agradáveis de ver que até dá pena quando chega ao final, ainda que seja um final satisfatório e que fecha bem o enredo. Há uma interessante aposta no suspense, no modo como cada personagem age perigosamente dentro daquele ambiente proibido, especialmente Vicente, que tem que esconder do departamento, do general e da esposa o seu envolvimento com o cinema da Boca, ainda mais quando ele passa a escrever também um roteiro sobre sua vida e também a dirigir o filme.

Há também a questão dos relacionamentos com os personagens, como quando Vicente passa a ter um caso com Dora, enquanto sua esposa procura fugir de suas frustrações em uma espécie de retiro dedicado a liberar as energias sexuais. Isso, inclusive, tira bastante a personagem da sombra e a torna mais interessante. Sem falar que lembramos mais uma vez que Maria Luíza Mendonça é um furacão em cenas de sexo. Só basta uma para comprovar.

Um dos problemas da série é o excesso de rememorações de episódios e eventos passados, o que passa a impressão de se estar subestimando a inteligência do espectador. Talvez a intenção fosse fisgar também a audiência de eventuais espectadores de telenovelas, mais acostumados a esse tipo de coisa. Se for por isso, não deixa de ser válido. Afinal, nossa produção local de televisão paga precisa mesmo ter maior visibilidade.

Curiosamente, um dos melhores episódios é "O lançamento", que utiliza uma narrativa um pouco mais complexa, de idas e vindas no tempo. Aos poucos vamos entendendo o que aconteceu para que ocorressem determinadas mudanças no comportamento de certos personagens. Apesar de revezar o preto e branco e o colorido para facilitar o entendimento dos dois tempos narrativos e mais uma vez tornar a série um tanto didática, não deixa de ser um episódio brilhante na construção do suspense. No mais, algumas ideias absurdas, como o filme comunista, são tão interessantes que parecem saídos do cinema americano.

Todos os episódios de MAGNÍFICA 70 foram dirigidos por Carolina Jabor (BOA SORTE, 2014) e roteirizados por Cláudio Torres (O HOMEM DO FUTURO, 2011), que também é cocriador e diretor geral da série. MAGNÍFICA 70 foi renovada para uma segunda temporada, que deve começar a ir ao ar em agosto de 2016.

Nenhum comentário: