terça-feira, maio 04, 2010
ATRAÍDOS PELO CRIME (Brooklyn's Finest)
No fim de semana, não pude conferir HOMEM DE FERRO 2 e nem vi ainda ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, para citar duas grandes produções que estrearam nos últimos fins de semana e que, por falta de tempo (entre outras circunstâncias adversas), ainda não tive chance de conferir. E como tempo é artigo raro nestes dias, vou deixando esses filmes para ver quando puder. Enquanto isso, vou brincando de exercitar a memória, falando de filmes que vi há mais de um mês e que pretendo despejar no blog durante a semana. ATRAÍDOS PELO CRIME (2009) é um deles.
Trata-se da volta de Antoine Fuqua ao gênero que lhe trouxe fama, com DIA DE TREINAMENTO (2001). Pena que o filme estrelado por Denzel Washington e Ethan Hawke foi uma exceção na carreira do diretor, que não vingou, com projetos cada vez piores ou mornos. Mas quem sabe, com a volta de Hawke no elenco principal e com a sua volta ao gênero policial, Fuqua acertasse de novo. Digamos que ele quase acerta. ATRAÍDOS PELO CRIME tem os seus momentos, mas é um filme sem força. O que eu mais gostei foi o final, que parece que é justamente aquilo que tem sido mais criticado - houve até quem o comparasse a Iñarritú.
No filme, Richard Gere, Don Cheadle e Ethan Hawke são três policiais vivendo problemas distintos. Gere é o sujeito que lembra alguns funcionários públicos: quer só fazer o seu serviço sem muito entusiasmo; não acredita mais em seu ofício. Ele está prestes a se aposentar e quer tranquilidade nesses últimos dias de trabalho nas ruas. Cheadle é o policial infiltrado na máfia que se envolve emocionalmente com as pessoas da gangue. Hawke, por sua vez, é o policial corrupto clássico. Um mix de vários policiais corruptos já vistos em filmes e séries. Mas ainda assim, seu personagem é o que mais me interessou no filme. Talvez por ser mais subversivo, trazendo um pouco mais de veneno àquilo. A subtrama de Cheadle é manjada demais. E a de Gere, só melhora no final. Mas aí o filme já terminou. Tarde demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário