DOIS NA GANGORRA
Fui ao teatro. Nem me lembro mais da última vez que tinha ido. Ah, lembrei. Foi pra ver uma peça infantil chata pra cacete com o meu sobrinho. Heheheh.. Não tenho mesmo o hábito de ir ver as peças mais badaladas - que nem são tão badaladas assim em Fortaleza - geralmente exibidas no Teatro José de Alencar.
Dessa vez a peça tinha tudo a ver com cinema. Direção de Walter Lima Jr. (INOCÊNCIA, A OSTRA E O VENTO, A LIRA DO DELÍRIO). Ele está estreando na direção de teatro. Peça de William Gibson, que já virou filme em 1962. O filme é TWO FOR THE SEESAW, dirigido por Robert Wise e com Robert Mitchum e Shirley MacLaine como protagonistas. (Nunca vi.) A adaptação da peça para o português foi feita por Domingos de Oliveira, um dos diretores brasileiros especialistas em filmes sobre relacionamentos (AMORES, SEPARAÇÕES). No elenco, dois atores que também estão familiarizados com a telona, apesar de terem ficado famosos graças às novelas da Globo: Murilo Benício e Giovanna Antonelli.
Na verdade, o teatro lotou mesmo por causa deles. Eu fui com as minhas duas irmãs. Ao chegar lá, a lotação estava esgotada. Por sorte, resolveram vender cadeiras extras. Resultado: a gente ficou sentado num lugar melhor do que se tivéssemos comprado antes da lotação. Hehhe..Ficamos ali pertinho do palco.
A peça é engraçada e emocionante. O começo já conquista a gente. Mostra Murilo ligando pra Giovanna. Ele inventa uma desculpa esfarrapada pra ligar pra ela. O que ele quer mesmo é fugir da solidão que o atormenta desde que ele vive em Nova York. Ele é um advogado desempregado. Ela uma bailarina desajeitada. A cena do primeiro telefonema é ótima. Assim como a chegada dele na casa dela. O final é inesperado. A parte técnica estava caprichada, com cenário móvel, ótima iluminação, figurino dos anos 50 etc.
A peça está peregrinando por várias cidades até estrear em 12 de novembro no Rio de Janeiro, onde ficará por um bom tempo. Vale a pena conferir. Quem sabe eu adquiro o hábito de ver peças agora.