segunda-feira, janeiro 08, 2024

GLOBO DE OURO 2024



Não sei se estava com saudades ou não do Globo de Ouro. Talvez estivesse. A interrupção da premiação, com todas as polêmicas, e depois o retorno aos poucos, foi meio que um balde de água fria para a tradição de ver a divertida festa nos meses de janeiro de cada ano. Que vem com a vantagem de eu não me preocupar em acordar cedo no dia seguinte para trabalhar, como geralmente acontece com o Oscar. E se eu não costumo me lembrar dos premiados no Oscar, o que dirá no Globo de Ouro? Mas é um evento importante, até para solidificar algumas tendências para a corrida do Oscar. Por mais que os votantes não sejam os mesmos, os prêmios têm os seus pesos nestes primeiros meses do ano. Sem falar que é divertido ver o pessoal da televisão com o do cinema, embora neste ano eu estivesse bem por fora dos indicados à televisão. 

Quanto à festa, o que é aquele apresentador, hein? Um tal de Jo Koy. Estava há pouco assistindo à análise do Dalenogare da premiação (no YouTube) e ele disse que nunca viu nenhum host de premiação tão ruim. E realmente foi de dar vergonha. Piadas horríveis (aquela da duração de OPPENHEIMER é triste demais), silêncio constrangedor dos convidados em certos momentos, sorrisos amarelos das pessoas mencionadas por ele. Ao que parece, a organização teve dificuldade de conseguir um bom host. Chris Rock e Ali Wong já haviam recusado a oferta. Deve demorar um pouquinho para a premiação recuperar a credibilidade e entrar nos eixos, mas uma hora dá certo.

No que se refere aos prêmios, acho que os únicos que me deram um pouco de alegria foram os dois para Justine Triet (para roteiro e para filme em língua estrangeira). Nem sabia que gostava tanto de ANATOMIA DE UMA QUEDA. Aliás, sabia, mas não tanto assim. Acho que entrou o fator surpresa, especialmente na categoria de roteiro. Parabéns aos votantes. Também gostei de ver Emma Stone subir ao palco para receber seu prêmio por POBRES CRIATURAS. Não vi o filme ainda, mas adoro a atriz e também o diretor, Yorgos Lanthimos, que já faturou o prêmio maior em Veneza.

Já as estatuetas para Christopher Nolan e OPPENHEIMER, não vi muita animação em minha bolha e nem na própria festa. O mesmo digo da premiação para Lily Gladstone, por ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES, por mais que goste, sim, de seu desempenho. O filme de Martin Scorsese passou a impressão de ter perdido um pouco a força na corrida para o Oscar, mas talvez esteja visualizando errado a situação. Além do mais, as tendências mudam. É bem possível que alguns filmes comecem a ganhar mais força, como OS REJEITADOS. No terreno das atuações, ao que parece o Oscar para Robert Downey Jr. e Da’vine Joy Randolph já está assegurado, segundo alguns especialistas. A ver.

Quanto aos dois prêmios novos criados, achei interessante darem visibilidade à comédia stand-up. Fiquei até curioso para ver alguns dos indicados. E a categoria mais polêmica, “melhor realização cinematográfica e em bilheteria”, só o nome já é um pouco tosco, mas gosto da maioria dos indicados, ao menos daqueles que vi. Até diria que os indicados a essa categoria são melhores que os indicados às categorias principais. Imagina só: tem JOHN WICK 4 – BABA YAGA, GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3 e MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS: PARTE UM. Ganhou BARBIE, como esperado, o que muitos veem como prêmio de consolação, mas isso vai render postagens, comentários e outros debates ao longo dos dias.

No mais, a festa foi um pouco chata, mas dois atores/comediantes deram o ar de suas graças e fizeram a alegria de todos: Will Ferrell e Kristen Wiig. Muito divertida a brincadeira que fizeram. E não é a primeira vez que eles dão esse show show. “The Golden Globe has not changed”, diz no final Will, fazendo rir até o Harrison Ford, que tem fama de ranzinza.



Prêmios da Noite

Cinema

Melhor Filme (Drama): OPPENHEIMER
Melhor Filme (Comédia/Musical): POBRES CRIATURAS
Melhor Direção: Christopher Nolan (OPPENHEIMER)
Melhor Ator (Drama): Cillian Murphy (OPPENHEIMER)
Melhor Ator (Comédia/Musical): Paul Giamatti (OS REJEITADOS)
Melhor Atriz (Drama): Lily Gladstone (ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES)
Melhor Atriz (Comédia/Musical): Emma Stone (POBRES CRIATURAS)
Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr. (OPPENHEIMER)
Melhor Atriz Coadjuvante: Da’vine Joy Randolph (OS REJEITADOS)
Melhor Roteiro: Justine Triet e Arthur Arari (ANATOMIA DE UMA QUEDA)
Melhor Trilha Sonora: Ludwig Göransson (OPPENHEIMER)
Melhor Canção Original: Billie Eilish e Finneas O’Connell por "What was I made for?" (BARBIE)
Melhor Animação: O MENINO E A GARÇA
Melhor Filme em Língua Estrangeira: ANATOMIA DE UMA QUEDA (França)
Melhor Realização Cinematográfica e em Bilheteria: BARBIE

Televisão

Melhor Série (Drama): SUCCESSION
Melhor Série (Comédia/Musical): O URSO
Melhor Minissérie, Série Antológica ou Telefilme: TRETA
Melhor Ator de Série (Drama): Kieran Culkin (SUCCESSION)
Melhor Ator de Série (Comédia/Musical): Jeremy Allen White (O URSO)
Melhor Ator em Minissérie, Série Antológica ou Telefilme: Steven Yeun (TRETA)
Melhor Atriz de Série (Drama): Sarah Snook (SUCCESSION)
Melhor Atriz de Série (Comédia/Musical): Ayo Edebiri (O URSO)
Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme: Ali Wong (TRETA)
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: Matthew Macfayden (SUCCESSION)
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: Elizabeth Debicki (THE CROWN)
Melhor Especial de Stand-up na TV – RICKY GERVAIS - ARMAGEDDON



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