sábado, abril 14, 2012

A TODA PROVA (Haywire)



Para um cineasta que anunciou recentemente que se aposentaria, até que Steven Soderbergh tem trabalhado bastante, com uma média de dois filmes por ano. A TODA PROVA (2011) é o que ele dirigiu logo após CONTÁGIO (2011), um trabalho mais comercial em sua forma. Já A TODA PROVA se enquadra naquele tipo de filme mais pessoal, com uma característica especial e invulgar, mas que acaba chamando atenção de um bom público, pelas cenas de ação. O filme ainda utiliza um jeito bem interessante de contar a história.

Mas interessante mesmo é a presença forte de Gina Carano, a lutadora de MMA que o cineasta convidou para estrelar este seu movimentado thriller de espionagem. Além de belíssima, a mulher dá um show nas cenas de ação, bem como nas sequências dramáticas, contracenando com gente de peso como Michael Douglas, Antonio Banderas, Ewan McGregor e Michael Fassbender. O filme já começa com uma luta em uma cafeteria, seguida de uma boa sequência de perseguição automobilística.

Alguns momentos são excepcionalmente belos, como quando a câmera acompanha, de frente, a personagem correndo ou andando pela rua. Não é nenhum recurso novo, mas como é pouco usado, pelo menos de maneira assim exposta em Hollywood, essas cenas - e outras que usam ângulos de câmera e iluminação fora do comum - acabam dando ao filme um ar europeu, já que o cinema hollywoodiano tem a tendência de utilizar a câmera "invisível". Por isso, é bem provável que muita gente ache o filme chato, como aconteceu com o belo CONFISSÕES DE UMA GAROTA DE PROGRAMA (2009). Claro que de vez em quando o cineasta faz algumas concessões - caso de CONTÁGIO -, mas até nessas concessões Soderbergh tem acertado ultimamente.

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