segunda-feira, outubro 13, 2003

LUSTIG, SOAVI E MATTEI



Nesse fim de semana fui garimpar numa locadora recém-descoberta, ali pertinho do North Shopping. Na semana anterior tinha entrado lá e encontrado coisas que eu queria ver há tempos e não encontrava nas outras locadoras. O que eu vou comentar agora faz parte da primeira safra que eu trago de lá. Dessa vez optei por levar três obras mais underground, optando pelos gêneros horror/giallo/exploitation, que tem me agradado bastante. E o que é melhor: tudo dentro do esquema 3 fitas por 2 pila.

MANIAC

Esse filme do William Lustig, de 1980, é muito bom, hein. Mas eu curti mais nas partes que o filme mostra o ponto de vista das vítimas. O filme fica aterrorizante nessas partes. Quando o filme se detém no ponto de vista do maníaco, ele adquire outros tons, fica mais perturbador. O final é chocante e surpreendente. O filme supera e muito os outros slashers mais famosos feitos anteriormente - HALLOWEEN e SEXTA-FEIRA 13. Muitas cenas podem ser destacadas, mas uma que eu particularmente gostei bastante é a cena em o maníaco atira na cabeça de um motorista e é pedaço de cérebro, osso e sangue pra todo lado. A cena da perseguição no metrô é a mais tensa. Quase tive cãimbras nessa hora. Os efeitos gore ficaram por conta do mestre Tom Savini, o que garante uma qualidade espetacular. Estou com um outro filme do Lustig pra ver em casa gravado da Record. Agora fiquei com mais vontade de conferir.

O PÁSSARO SANGRENTO ( Deliria / Stage Fright)

Depois que eu vi PELO AMOR E PELA MORTE (1994), Michele Soavi ganhou status de cineasta cult pra mim. Essa obra-prima que consegue ser um filme de zumbi e ao mesmo tempo uma obra poética e filosófica me conquistou de verdade. Mesmo sabendo que nunca vou ver outro filme tão bom dirigido por ele, não custa nada conferir as outras obras. Se A CATEDRAL (1989) não fez muito a minha cabeça, O PÁSSARO SANGRENTO (1987) é filmão. Nessa produção, Soavi assina Michael Soavi e o filme é falado em inglês. Interessante como os filmes italianos que se aventuram por gêneros como western e terror parecem se passar em outro mundo. O PÁSSARO SANGRENTO mostra um grupo de pessoas presas dentro de um teatro com um maníaco à solta. A trama é simplista, mas o filme é agradável de se ver e o suspense nunca cai. A violência não é tão gráfica quanto nos filmes de Lucio Fulci, mas tem gore sim. Vendo a capinha do DVD americano fico imaginando o prazer que deve ser ver esse filme no formato digital.

ESCRAVAS DA CORRUPÇÃO (Violenza in un carcere feminile / Violence in a Women's Prison)

Pra não dizer que só aluguei coisa boa, tinha que colocar uma porcaria junto. Mas é uma porcaria célebre. Hehehe. Bruno Mattei, o diretor dessa coisa, é conhecido como o Ed Wood da Itália. É picareta de mão cheia. Aluguei mais por curiosidade mesmo. ESCRAVAS DA CORRUPÇÃO (1982) mostra mais uma aventura da Emanuelle Negra, Laura Gemser. Dizem que bons mesmo são os filmes que ela fez com o Joe D' Amato: EMANUELLE IN AMERICA (1977), EMANUELLE E GLI ULTIMI CANNIBALI (1977) e CALIGOLA: LA STORIA MAI RACCONTADA (1981). Na história desse filme, a jornalista Emanuelle se infiltra num presídio para fazer uma reportagem sobre os maus tratos a que são submetidas as detendas. Com essa história, o filme ganha pretexto pra mostrar cenas de lesbianismo, nudez e tortura. No ano seguinte, Laura Gemser fez outro filme WIP com o mesmo diretor. Isso é que é gostar de prisão e filme ruim. Hehehe.

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