tag:blogger.com,1999:blog-37381182024-03-17T16:33:49.720-03:00DIÁRIO DE UM CINÉFILOComentários sobre filmes por Ailton Monteiro, cinéfilo de Fortaleza.Unknownnoreply@blogger.comBlogger4499125tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-35690448610276587902024-03-17T14:26:00.038-03:002024-03-17T16:33:15.748-03:00ERVAS SECAS (Kuru Otlar Üstüne)
A primeira vez que ouvi falar em Nuri Bilge Ceylan foi quando do lançamento de ERA UMA VEZ NA ANATÓLIA (2011) no Brasil. O filme foi bastante concorrido na reta final do prêmio Abraccine de 2013, mas o longa só havia sido exibido em São Paulo, no CineSesc, e isso talvez tenha prejudicado sua eleição como melhor longa-metragem estrangeiro pela associação, que acabou indo para TABU, de Miguel Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-46393752858057218762024-03-11T01:42:00.023-03:002024-03-12T06:17:43.656-03:00OSCAR 2024
Foi a melhor cerimônia do Oscar em muito tempo. Ainda vejo muita gente reclamando de uma coisa ou de outra, e talvez essa impressão tenha vindo do gosto ruim que o Oscar 2023 trouxe, especialmente pela premiação daquele filme de nome comprido que acho melhor até esquecer. Agora foi diferente. A raiva que eu tive foi mais do ponto de vista técnico, pessoal: não conseguia assistir à premiação Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-87293609245519777842024-03-10T14:16:00.015-03:002024-03-10T16:02:26.076-03:00MANDINGO – O FRUTO DA VINGANÇA (Mandingo)
"Mandingo is racist trash, obscene in its manipulation of human beings and feelings (...)”
Roger Ebert
No ano passado, uma das três obras-primas incontornáveis que eu vi em casa foi OS NOVOS CENTURIÕES (1972). Neste ano, certamente, terei uma outra obra-prima de Richard Fleischer que guardarei com muito carinho no coração, MANDINGO – O FRUTO DA VINGANÇA (1975). É uma pena que eu tenha Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-75555204549547645402024-03-07T15:27:00.009-03:002024-03-07T15:53:35.732-03:00TENEBRE
Um dos motivos para que as obras-primas do giallo sejam tão cultuadas está no quanto elas crescem nas revisões. Na primeira vez que vi TENEBRE (1982), de Dario Argento, não tive o mesmo impacto que desta vez, em fevereiro. Fiquei maravilhado com cada cena, com a beleza da violência estilizada, com o visual que deixa o filme num tempo não estabelecido e com o tom onírico aplicado. Tudo a ver Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-25470389038491224262024-03-03T15:23:00.016-03:002024-03-03T16:08:46.112-03:00DUNA – PARTE DOIS (Dune – Part Two)
Denis Villeneuve entra na mitologia de Blade Runner com sua obsessão por histórias familiares. Desde seu longa de estreia, 32 de AGOSTO NA TERRA (1998), que a questão da paternidade é tratada com profundidade e seriedade. Isso seria levado adiante em filmes tão distintos como INCÊNDIOS (2010), O HOMEM DUPLICADO (2013) e A CHEGADA (2016). A intersecção entre esses filmes inclui pessoas queUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-80409275785105323152024-03-02T12:12:00.009-03:002024-03-02T12:44:08.499-03:00DIAS PERFEITOS (Perfect Days)
Acho estranho não ter me aprofundado na filmografia de Wim Wenders, sendo ele um cineasta tão importante para o início de minha cinefilia – entre minhas lacunas estão seus celebrados filmes dos anos 1970. Lembro do quanto foi arrebatador ver ASAS DO DESEJO (1987) no cinema, no saudoso Cine Center Um, e do quanto fiquei angustiado vendo, na televisão mesmo, o maravilhoso PARIS, TEXAS (1984) – Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-68954822445681578772024-02-17T13:45:00.010-03:002024-02-17T15:09:27.019-03:00O BARÃO AVENTUREIRO (The Baron of Arizona)
Ainda estou me acostumando com o cinema de Samuel Fuller. Por enquanto, meu favorito ainda é seu filme de estreia, EU MATEI JESSE JAMES (1949), já que certos títulos dos anos 1960 que pude ver dele, como PAIXÕES QUE ALUCINAM (1963) e O BEIJO AMARGO (1964), vi talvez sem estar preparado ou sem uma noção maior de sua poética, ou mesmo uma noção das circunstâncias e motivações pelas quais suas Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-20245197791614693332024-02-13T13:05:00.018-03:002024-02-13T13:32:15.010-03:00O DIA QUE TE CONHECI
O cinema brasileiro está vivendo um momento excepcional. Já faz algum tempo que deixou de ser quase exclusividade de São Paulo e do Rio de Janeiro para surgir vivo e forte nos demais estados do país. Nos anos 2000, o cinema produzido em Pernambuco e Rio Grande do Sul se destacou, assim como o cinema produzido no Ceará. Eis que, principalmente a partir dos anos 2010, o cinema de Minas Gerais Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-88322964472936108042024-02-11T14:19:00.019-03:002024-02-11T14:47:24.785-03:00PAIXÃO (Passion)
Infelizmente começou a me dar preguiça de ver os filmes dos anos 2000 e 2010 de Brian De Palma. E essa preguiça pode estar atrapalhando um pouco a minha percepção desses trabalhos. Por outro lado, um filme de que eu não gostei quase nada quando vi no cinema, como DÁLIA NEGRA (2006), passei a gostar mais, a ver muito mais beleza nessa obra torta do realizador. Com PAIXÃO (2012), porém, Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-65803817609516563302024-02-05T10:39:00.009-03:002024-02-05T13:47:31.619-03:00OS ASSASSINOS SÓ MATAM AOS SÁBADOS (La Morte Risale a Ieri Sera)
O giallo é um subgênero que depende um pouco do gosto adquirido para ser apreciado em sua totalidade. Não é um giallo, mas acredito que o exemplo vá servir. Certa vez, emprestei, todo entusiasmado, para um amigo do trabalho, SUSPIRIA, o incrível terror de Dario Argento, achando que ele ia ter a mesma impressão de maravilhamento que eu tive quando vi o filme pela primeira vez, e o comentário Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-49980857172078769862024-02-04T13:08:00.014-03:002024-02-04T13:53:59.966-03:00POBRES CRIATURAS (Poor Things)
“I’ve adventured and found nothing but sugar and violence.”
(Bella Baxter)
Quando soube que POBRES CRIATURAS (2023) havia ganhado o Leão de Ouro em Veneza já fiquei feliz, sem nem mesmo ter visto o filme. Isso se deu principalmente por eu ter me tornado um entusiasta do diretor Yorgos Lanthimos a partir do assustador O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO (2017). Até então, o único filme do Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-19019062224294850312024-01-31T17:46:00.005-03:002024-01-31T17:46:18.297-03:0027 CURTAS E UM MÉDIA-METRAGEM BRASILEIROS
Tem sido no mês de janeiro de cada ano que vejo mais curtas-metragens brasileiros. Isso acontece geralmente por ocasião da curadoria de duas associações de críticos, a ABRACCINE e a ACECCINE, de que faço parte. Faço o possível para conseguir dar conta de ver todos e não me contento em apenas ver: quero também escrever pelo menos um parágrafo que seja, no calor do momento. Estes foram os Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-44580502539980773092024-01-30T15:05:00.019-03:002024-01-30T18:08:45.329-03:00SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO (May December)
Quando eu percebo que não tenho a necessária intimidade com a poética de um cineasta, eu, vez por outra, procuro algum texto no Senses of Cinema que busque, em alguns parágrafos muito bem escritos, a essência do artista. O curioso é que o texto lá no referido site sobre o cineasta em questão, Todd Haynes, é de 2002. Ou seja, LONGE DO PARAÍSO (2002) não havia sequer sido lançado nos Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-75082864565820601272024-01-28T12:52:00.011-03:002024-01-28T13:14:56.910-03:00PRISCILLA
Vi PRISCILLA (2023) duas vezes no cinema – a segunda, com a Giselle, que ficou um bocado mexida com a obra. Segui achando o filme tão bom quanto na primeira vez. Tão elegante quanto incômodo, embora esse segundo aspecto diminua quando se vê uma segunda ou terceira vez, por razões óbvias. Na primeira vez, eu sentia vontade de jogar o meu sapato na tela do cinema, a cada tortura passiva imposta Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-79390071681771790262024-01-20T13:31:00.013-03:002024-01-20T14:24:01.345-03:00MAL VIVER
Ter contato com o cinema de Portugal requer não apenas muito interesse de nossa parte, mas muito esforço para ir atrás das obras nos diversos caminhos disponíveis – nem sei quão fáceis ou difíceis são de se encontrar certos filmes em serviços de streaming, por exemplo. Além do mais, quem gosta de cinema de várias partes do mundo (e de diversos gêneros) acaba tão sobrecarregado de coisas Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-48551673097965505332024-01-18T10:07:00.012-03:002024-01-18T10:11:05.513-03:00DEZ CURTAS INDICADOS AO OSCAR 2023
No ano passado, acabei não conseguindo ver os 15 curtas indicados às três categorias (ficção, documentário e animação), e já desencanei e desisti, pois o tempo está escasso. Mas acredito que vale a pena deixar registrados meus breves escritos sobre cada um desses trabalhos vistos.
MY YEAR OF DICKS
Comecei minha jornada pelos curtas indicados ao Oscar pelo que tem o título mais atraente. Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-65198915517492857982024-01-17T13:27:00.016-03:002024-01-17T13:41:12.143-03:00TRENQUE LAUQUEN
Nem parece que estou de férias (e vejo essas férias passarem voando, é impressionante). Tenho visto poucos filmes, viajei apenas por três dias, mas a verdade é que não estou conseguindo administrar muito bem meu tempo – a função dos smartphones é deixar a gente ainda menos focado. No mais, coisas para resolver não faltam. Mas paremos um pouco para falar sobre um dos filmes mais extraordináriosUnknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-73761424892634085682024-01-08T11:37:00.012-03:002024-01-08T13:16:51.582-03:00GLOBO DE OURO 2024
Não sei se estava com saudades ou não do Globo de Ouro. Talvez estivesse. A interrupção da premiação, com todas as polêmicas, e depois o retorno aos poucos, foi meio que um balde de água fria para a tradição de ver a divertida festa nos meses de janeiro de cada ano. Que vem com a vantagem de eu não me preocupar em acordar cedo no dia seguinte para trabalhar, como geralmente acontece com o Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-18765982661192952352024-01-04T12:50:00.011-03:002024-01-04T13:22:37.569-03:00PROMÈNE-TOI DONC TOUT NU!
Tenho tanto filme badalado para comentar, mas escolho justamente um que nunca foi lançado no Brasil e pouca gente vai lembrar. Na verdade, seria um filme que ficaria esquecido se seu diretor não se tornasse um dos mais queridos da atualidade. Emmanuel Mouret foi aquele diretor que me encantou lá em 2010 com FAÇA-ME FELIZ (2009) numa das edições do Festival Varilux de Cinema Francês. E o resto Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-74364917374383386152024-01-03T13:25:00.020-03:002024-01-03T14:03:09.633-03:00O CAMINHO DA TENTAÇÃO / CAMINHO DA TENTAÇÃO (Pitfall)
Comecemos nossos trabalhos para o blog neste ano novo. O filme escolhido por mim como meu primeiro de 2024 foi pela curta duração e o resultado acabou sendo surpreendente. O CAMINHO DA TENTAÇÃO (1948) me agradou tanto que já foi colocado na minha lista de noirs favoritos. Fui checar se o filme estava no 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer. Não estava. Também André De Toth não está no livro O Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-77959673625486760832023-12-31T02:29:00.025-03:002024-01-20T15:17:08.526-03:00TOP 20 2023 E O BALANÇO DO ANO
1. TÁR, de Todd Field2. OS BANSHEES DE INISHERIN, de Martin McDonagh3. A CIDADE DOS ABISMOS, de Priscyla Bettim e Renato Coelho
4. JOHN WICK 4 – BABA YAGA, de Chad Stahelski
5. CAPITU E O CAPÍTULO, de Júlio Bressane 6. ASTEROID CITY, de Wes Anderson
7. MISSÃO: IMPOSSÍVEL – ACERTO DE CONTAS – PARTE UM, de Christopher McQuarrie
8. NOSSO SONHO, de Eduardo Albergaria
Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-77304530697220069412023-12-26T12:15:00.008-03:002023-12-29T09:55:05.578-03:00O SEQUESTRO DO VOO 375
O cartaz do filme é horroroso, não há rostos muito bonitos no elenco e não houve dinheiro o suficiente para a publicidade, o que acabou por não chamar a atenção de muitos espectadores potenciais. Eu mesmo, por conta dessa enxurrada de filmes sendo lançados ao mesmo tempo, só fui ver o filme após umas críticas positivas de alguns amigos e logo na quarta-feira da primeira semana de exibição. Ou Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-57655648588385999362023-12-25T13:08:00.015-03:002023-12-26T00:34:41.842-03:00O MUNDO DEPOIS DE NÓS (Leave the World Behind)
Ainda lamento não estar podendo atualizar este blog como gostaria, mas a gente faz o que é possível. O lado positivo é que não tenho deixado de ver filmes. Tanto que, na hora que paro para escrever, tenho pelo menos cinco opções possíveis para escolher. Escolho O MUNDO DEPOIS DE NÓS (2023) por estar mais fresco na memória. E também por ser um convite à reflexão sobre o nosso mundo Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-17201786511843292232023-12-10T15:01:00.020-03:002023-12-10T16:23:56.899-03:00PISCINA INFINITA (Infinity Pool)
Às vezes certos filmes nos impressionam mais do que imaginávamos. Ontem vi PISCINA INFINITA (2023), novo trabalho de Brandon Cronenberg, e, apesar de não ter gostado tanto assim, pelo menos aparentemente, tenho que reconhecer que mesmo a segunda metade (gosto mais da primeira) possui momentos que ficaram em minha memória de maneira forte. A própria interpretação de Mia Goth me impressionou Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-3738118.post-72549763263195839362023-12-03T11:35:00.026-03:002024-01-03T22:01:10.567-03:00EU MATEI JESSE JAMES (I Shot Jesse James)
Aproveitemos a animação do dia para dar início oficialmente à minha peregrinação pelo cinema de Samuel Fuller. Vou fazer o possível para não me demorar muito desta vez, como fiz (tenho feito) com a filmografia do Brian De Palma – ainda faltam três filmes para eu ver/rever e comentar aqui no blog e até o fim deste ano pretendo fazer o encerramento. Mas não resisti à vontade que me deu de Unknownnoreply@blogger.com0